Sendim: Festa em honra de Santa Bárbara com pauliteiros, feira do emigrante e concertos

A vila de Sendim está em festa de 3 a 10 de agosto, num programa que começa com o Festival Ibérico dos Pauliteiros (3 de agosto), prossegue com a Feira do Emigrante (7 de agosto), os concertos de Expensive Soul, Marisa Liz e Fernando Correia Marques e culmina a 10 de agosto, com a celebração religiosa em honra de Santa Bárbara.

De acordo com Ana Paula André, da comissão de Festas em honra de Santa Bárbara, o trabalho dos seis casais de mordomos, iniciou-se há um ano atrás, com a exploração dos bares no decorrer da festa anterior.

“Ao longo do ano realizámos várias atividades para angariar dinheiro para a festa de verão, como os serviços de restaurante na Feira dos Grazes, na Ronda das Adegas e no Baile de Carnaval. Organizámos vários take-away com diferentes ementas: rancho, feijoada, lasanha, francesinha e outros pratos. Outra fonte de receita foi a venda de cadernetas para sortear o trator de lenha na feira dos Grazes; e mais recentemente para o sorteio agendado para 10 de agosto de uma moto 4, uma máquina de lavar a roupa e uma tesoura de podar elétrica”, indicou.

Este ano, em Sendim, a organização programou várias atividades ao longo da semana, como os insufláveis para o Dia da Criança, a 5 de agosto; a IV Feira do Emigrante, a 7 de agosto; e o torneio de futebol, organizado pelas Maltas.

“A Feira do Emigrante tem por objetivo presentear os muitos emigrantes que regressam a Sendim, no mês de agosto e ser mais uma atividade de dinamização da semana da festa”, justificou.

No âmbito musical, os maiores destaques deste ano, na festa em honra de Santa Bárbara são os concertos de Expensive Soul (8 de agosto), Marisa Liz (9 de agosto) e Fernando Correia Marques (10 de agosto).

“O público que venha a Sendim para assistir aos concertos, pode jantar no largo da praça, onde a comissão de festas serve vários petiscos”, sugeriu.

No Domingo, dia 10 de agosto, celebra-se a missa solene e a procissão em honra de Santa Bárbara. Neste dia, a festa começa com o peditório pelas ruas da vila, acompanhados pelas bandas filarmónicas de Miranda do Douro e de Bragança. Ao final da tarde realiza-se a cerimónia da entrega da festa aos novos mordomos e o sorteio dos prémios das cadernetas.

“Em Sendim, aquando da passagem da comissão de festas há a tradição de colocar uma bandeira à porta dos novos mordomos. Esta tradição das bandeiras estava a cair no esquecimento e nós quisemos reavivar este costume. Para os sendineses, é motivo de orgulho ser mordomo da comissão de festas em honra de Santa Bárbara e prestar este serviço à comunidade”, disse.

Na vila de Sendim, a Festa em honra de Santa Bárbara termina a 10 de agosto, com os concertos do Midnes e do artista Fernando Marques Correia.

“Todos os anos, a par dos artistas de renome, são convidados para animar a Festa em honra de Santa Bárbara os grupos de música locais como o Rancho Folclórico e Etnográfico de Sendim, Midnes, Triângulo, Pica Trilha, NV3, DM. Isto porque Sendim, é terra de músicos!”, disse a mordoma.

Em Sendim, a Festa em Honra de Santa Bárbara é organizada pela Comissão de Festas e conta com os apoios institucionais do Município de Miranda do Douro, da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Bombeiros de Sendim, Casa d l’Pauliteiro, Motoclube Abutres do Douro e Povo de Sendim.

HA

Deixe um comentário