Sendim: Corrida e Caminhada trouxeram 270 atletas às arribas do Douro

O I Trail do Douro, realizado na vila de Sendim, a 19 de abril, reuniu cerca de 270 participantes, que na corrida e na caminhada percorreram e contemplaram a beleza natural das arribas do Douro, tendo os atletas Rui Muga e Lucinda Moreiras vencido as corridas de montanha (trail), masculina e feminina.

O atleta Rui Muga, do Clube Académico de Macedo de Cavaleiro (CAMC) foi o vencedor masculino da corrida, ao concluir o percurso de 16 quilómetros, em 1 hora 6 minutos e 17 segundos.

“Este ano, o percurso do Trai, em Sendim, foi um pouco diferente dado que não descemos à margem do rio Douro. Ainda assim, o percurso estava bem marcado, com muitas descidas e subidas, o que foi bastante duro para os atletas. Na minha opinião, o frio foi o maior obstáculo. Quero dar os parabéns à organização pela continuidade desta prova do Campeonato Distrital de Corrida de Montanha, em Sendim, onde existem paisagens belíssimas”, disse Rui Muga.

Na competição feminina, Lucinda Moreiras, também do Clube Académico de Macedo de Cavaleiro (CAMC) voltou a ganhar a prova em Sendim, com um tempo de 1 hora 23 minutos e 55 segundos.

“Dada a impossibilidade do trail descer até ao rio Douro, achei que o percurso desta ano foi mais fácil. O percurso antigo era mais técnico e tinha mais caraterísticas de corrida de montanha. Ainda assim, dou os parabéns à organização pela boa marcação do percurso e pela passagem por locais de grande beleza natural”, disse a atleta.

Na classificação final do trail destaque ainda para as prestações dos atletas do Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD): Ilídio Moreiras e Pedro Carneiro alcançaram os 2º e 3º lugares na competição geral masculina; nas senhoras, Anabela Cameirão e Anabela Martins, também conquistaram os 2º e 3º lugares, respetivamente.

A caminhada de 9 quilómetros registou a participação de cerca de 200 participantes.

O I Trail do Douro foi organizado pela União de Freguesias de Sendim e Atenor e contou com os apoios do município de Miranda do Douro, da Comissão de Festas em honra de Santa Bárbara e do apoio técnico da Associação de Atletismo de Bragança (AAB).

No final da competição, o presidente de União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, agradeceu o legado da associação Mirai q’Alforjas e sublinhou a importância de dar continuidade a esta prova desportiva.

“Com os objetivos de continuar a dar a conhecer a beleza natural do nosso território, promover turisticamente a região e incutir na população o gosto pelo desporto, a União de Freguesias, em conjunto com a Comissão de Festas em Honra de Santa Bárbara, assumiram a responsabilidade da organização do trail pelas arribas do rio Douro”, justificou.

Sobre a impossibilidade da corrida passar pela margem do rio Douro, o autarca de Sendim, respondeu que o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) limitou o acesso a essa zona do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), alegando que nesta altura do ano há espécies de aves em nidificação.

Por sua vez, o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, felicitou a organização pela continuidade desta prova desportiva, na vila Sendim.

“O desporto também é uma atividade estratégica para o concelho de Miranda do Douro. Estas corridas e caminhadas pela natureza são um bom exemplo de como a atividade desportiva consegue atrair novos visitantes e turistas que vêm conhecer o nosso concelho”, concluiu o vice-presidente do município de Miranda do Douro.

HA | Fotos. Daciano Falcão

Deixe um comentário