Sendim: Caminhada “Tomba-ladeiras” recorda o contrabando com Fermoselle (Espanha)

No sábado, dia 27 de dezembro, volta a realizar-se a caminhada “Tomba-ladeiras”, uma antiga rota de contrabando de cerca de 11 quilómetros, entre a localidade espanhola de Fermoselle e a vila de Sendim (Portugal), um percurso que implica a travessia fluvial do rio Douro.

A vice-presidente da União de Freguesia de Sendim e Atenor, Ana Paula André, explicou que o termo “Tomba-ladeiras” remete para as arribas ou encostas do rio Douro e o percurso de cerca de 11 quilómetros é uma antiga rota de contrabando, outrora percorrida por portugueses e espanhóis.

“Já não organizávamos esta tradicional caminhada desde 2017. A originalidade do passeio é a partida da localidade espanhola vizinha de Fermoselle, com a descida para o rio Douro e a travessia de barco para a margem de Portugal. Outro atrativo da travessia fluvial, é a contemplação da flora e da fauna existente no rio Douro, com destaques para a observação das aves rupícolas, lontras e os corços”, destacou a autarca sendinesa.

Concluída a travessia do rio Douro, segue-se um almoço convívio no cais fluvial dos Pisões, servido pela Comissão de Festas em honra de Santa Bárbara e com animação musical dos gaiteiros sendineses.

A última etapa da Caminhada “Tomba-ladeiras” é a subida de cinco quilómetros até à vila de Sendim.

Segundo a organização, até ao momento já estão inscritos na caminhada “Tomba -ladeiras” mais de uma centena de pessoas, sendo que a participação tem um custo de 15€ para adultos e 12,5€ para crianças e jovens (dos 10 aos 16 anos). O valor da inscrição inclui seguro, transporte até Fermoselle, merenda, travessia de barco e almoço. As inscrições são feitas através dos contatos 914 903 553 | 933 845 219 | 273 739 670

A atividade é organizada pela União de Freguesia de Sendim e Atenor e conta com a colaboração da empresa Douro Pula Canhada e do Município de Miranda do Douro.

HA



Deixe um comentário