Sendim: Bombeiros reelegeram órgãos sociais para o triénio 2025-2028

Em Sendim, foram reeleitos os órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sendim (A.H.B.V.S.) para o triénio 2025-2028, tendo sido reconduzido como presidente, Ilídio Rodrigues, que adiantou que as prioridades são a formação contínua dos bombeiros e a aquisição de equipamento e viaturas modernas.

A assembleia-geral da A.H.B.V.S realizou-se na tarde do dia 23 de março, no salão do quartel dos bombeiros, em Sendim, onde também foi apresentado o relatório de atividades e contas do ano 2024.

Para o acto eleitoral dos órgãos sociais (mesa da assembleia geral, direção e conselho fiscal) foi apresentada uma única lista, que recebeu 15 votos a favor, 0 votos em branco e 0 votos nulos.

Na direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sendim (A.H.B.V.S.), Ilídio Rodrigues, voltou a ser reconduzido como presidente e indicou as prioridades para os próximos três anos.

“Como disse à Assembleia-geral da A.H.B.V.S., uma corporação de bombeiros tem duas grandes prioridades: em primeiro lugar, dispor de recursos humanos, isto é, de bombeiros capazes e bem formados para prestar serviços de qualidade à população. E em segundo lugar, precisamos de bom equipamento e viaturas modernas para responder com prontidão e eficácia às solicitações”, disse.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sendim (A.H.B.V.S.) referiu-se ainda ao atual estatuto de “Posto de Reserva INEM” atribuído à corporação de Sendim, o que lhe retira a possibilidade de beneficiar de uma comparticipação mensal de mais 8 mil euros.

“Esta situação cria uma desigualdade, em comparação com outras corporações, dado que os bombeiros de Sendim, sempre que solicitados têm que responder com a mesma prontidão e eficiência. Portanto, solicitamos ao Instituto de Emergência Médica o estatuto de Posto INEM”, disse.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sendim (A.H.B.V.S.) foi fundada a 5 de dezembro de 1980, tendo como missão a protecção de pessoas e bens, designadamente o socorro a feridos, doentes ou náufragos e a extinção de incêndios, tendo em atividade um Equipa Intervenção Permanente (EIP).

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Sendim tem como Área de Atuação Própria (AAP) o espaço geográfico do concelho de Miranda do Douro. A corporação sendinesa tem ainda como Área Prioritária de Atuação (APA), a União de Freguesias de Sendim e Atenor, as Freguesias de Picote, de Palaçoulo, de São Pedro e Águas Vivas e a Freguesia de Vila Chã de Braciosa.

HA

Deixe um comentário