Sendim: Antiga escola primária vai tonar-se num centro cultural
A antiga Escola Primária de Sendim vai ser reabilitada para ser um espaço cultural, artístico e lúdico ao serviço da comunidade, uma obra do município de Miranda do Douro, que contempla a construção de espaços para exposições, convívio, salas de leitura, mediateca e um auditório para a realização de eventos.

Segundo a Câmara Municipal de Miranda do Douro, o investimento previsto é de cerca de 489 mil euros. O investimento no projeto é de 488.403,63 €, dos quais 341.882,54 € são financiados pela União Europeia, com uma taxa de cofinanciamento de 70%.
“O projeto prevê a criação de um auditório de pequena escala para eventos locais, vestiários e instalações sanitárias, duas salas multifunções de escala média para reuniões, exposições, mediateca, salas de leitura e de convívio, bem como a adaptação de espaços para garantir acessibilidade e conforto a todos os utilizadores”, detalha o município de Miranda do Douro.
O edifício tem dois pisos e uma área bruta de construção de 830 m² e alberga atualmente associações locais e outras atividades de caráter cultural e recreativo.
A área exterior de 2 948 m², inclui jardim e um espaço de recreio, onde se realiza o festival intercéltico.
Com as obras vai ser criado no piso térreo, um auditório destinado à realização de eventos e à promoção da cultura e das tradições de Sendim.
O edifício será também dotado de vestiários, balneários e instalações sanitárias, aumentando o conforto para todos os
utilizadores.
A reabilitação prevê ainda a criação de uma nova zona contígua ao edifício, eliminando degraus e permitindo a circulação de pessoas com mobilidade reduzida.
De acordo com o município de Miranda do Douro, a candidatura para a reabilitação da antiga escola primária de Sendim, já está aprovada, o que representa o início de uma nova etapa na dinamização cultural da vila de Sendim.
Fonte e foto: MMD