Sendim: 1ª Gala dos Palos d’Ouro para homenagear o(a)s pauliteiro(a)s

A 26 de dezembro, a Associação de Pauliteiros de Miranda – Sendim organiza a 1ª Gala dos Palos d’Ouro, um evento inserido na quadra natalícia, com a finalidade homenagear os antigos, atuais e futuros pauliteiros e pauliteiras sendineses, que voluntariamente preservam e divulgam as danças tradicionais da Terra de Miranda.

O Presidente da Associação de Pauliteiros de Miranda – Sendim, Telmo Ramos, avançou que a festividade tem por objetivo homenagear e agradecer aos antigos, atuais e futuros pauliteiros e pauliteiras de Sendim, pela sua dedicação e divulgação das danças tradicionais da Terra de Miranda.

“As danças dos pauliteiros de Miranda são uma herança cultural ímpar, que importa preservar, valorizar e divulgar em Portugal e no estrangeiro. Durante a gala vão ser atribuídos prémios nas categorias de: Melhor Pauliteira, Melhor Pauliteiro, Melhor Músico, Prémio Revelação e Mérito Excelência”, indicou Telmo Ramos.

Segundo o dirigente associativo, as votações foram feitas pelos próprios pauliteiros e pauliteiras de Sendim, com base em critérios como a assiduidade, a dedicação e o mérito.

A 1ª Gala dos Palos d’Ouro decorre no hotel restaurante “O Encontro”, em Sendim e a programação inclui um jantar, a entrega das distinções e momentos culturais.

Segundo a Associação de Pauliteiros de Miranda- Sendim, esta primeira gala tem um caráter experimental e a intenção da organização é abrir o evento a toda a comunidade, nos anos seguintes.

Nesta época natalícia, os pauliteiros sendineses também participam nas festividades da vila de Sendim, com a tradição da “queima do pau velho”, que consiste num ritual de fecho de ano e de preparação para o Ano Novo.

“Na noite de 24 de dezembro, após a celebração da Missa do Galo, a população de Sendim reune-se à volta da fogueira, onde os pauliteiros e pauliteiras queimam os paus partidos que já não têm utilidade nas danças. Depois, os grupos de pauliteiros e pauliteiras dançam três ou quatro lhaços junto à fogueira”, informou.

O grupo de Pauliteiros de Miranda – Sendim existe desde 1956, embora a associação só tenha sido constituída a 21 de junho de 2007. A associação dos pauliteiros de Sendim tem como principal missão ensinar as crianças e jovens as danças dos paus e agendar atuações em Portugal e no estrangeiro.

HA

Deixe um comentário