Saúde: Medidas de proteção ao frio
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou medidas preventivas face às previsões de tempo frio e seco, em especial nas regiões do interior do país, até ao final da semana.
Tendo em conta as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a DGS refere que, para proteção dos efeitos negativos das baixas temperaturas na saúde, deve ser evitada a exposição prolongada ao frio e a mudanças bruscas de temperatura.
Aconselha ainda que se mantenha o corpo quente, utilizando várias camadas de roupa adaptada à temperatura ambiente, a proteger as extremidades do corpo e a ter atenção à hidratação, ingerindo sopas e bebidas quentes e evitando o consumo de álcool, que proporciona uma falsa sensação de calor.
Perante as previsões para os próximos dias, a DGS pede ainda cautela na prática de atividades no exterior, no sentido de se evitar esforços excessivos, mas também que se siga as recomendações do médico assistente, garantido a toma adequada da medicação para doenças crónicas.
Além disso, deve ser evitado o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono e nas deslocações em viaturas, deve ser adotada uma condução defensiva, uma vez que poderão existir locais na estrada com acumulação de gelo.
Fonte: Lusa