São Martinho: Dom Nuno Almeida presidiu à eucaristia e visitou o lar de idosos

No dia 1 de março, o bispo da diocese de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, iniciou a visita à Unidade Pastoral de Santa Maria Maior, no concelho de Miranda do Douro, com a celebração da eucaristia na igreja paroquial e a visita ao Centro Social e Paroquial de São Martinho de Angueira.

Na tarde do passado sábado, dia 1 de março, o pároco, padre Manuel Marques e a população de São Martinho de Angueira aguardavam no adro da igreja paroquial, a chegada do bispo diocesano, Dom Nuno Almeida.

Após as saudações à população, o 45º Bispo da diocese de Bragança-Miranda presidiu à missa vespertina do VIII Domingo do Tempo Comum e na homília, referiu-se à importância da correção fraterna.

“Sempre que há necessidade de corrigir alguém, na nossa família, no trabalho ou na comunidade devemos fazê-lo com cuidado e amizade. Para corrigir e ser corrigidos precisamos de coragem e humildade”, disse.

O prelado acrescentou que, frequentemente, muitos desentendimentos e conflitos surgem da falta de diálogo e escuta entre as pessoas.

“Peçamos ao Senhor, um coração pacificado e bondoso, porque é do coração que nascem as boas ações e palavras”, exortou.

Referindo-se ao propósito da visita pastoral às comunidades de toda a diocese, Dom Nuno Almeida, afirmou que pretende lembrar que “a igreja (diocesana) é uma família, composta por muitas famílias”.

No âmbito da visita pastoral, os frades Capuchinhos vai orientar nos dias 11, 12, 13 e 14 de março, um curso bíblico, às 21h00, no salão paroquial, em Miranda do Douro.

“Todos precisamos conhecer melhor a Palavra de Deus, a Bíblia. Por isso, animo-vos a participar neste curso bíblico! No final, o objetivo é formar grupos permanentes de leitura da Bíblia, nas várias comunidades paroquiais”, explicou.


Aquando do final da visita à Unidade Pastoral de Santa Maria Maior, está também prevista a realização de uma Assembleia Geral da Unidade Pastoral, com o objetivo de promover a sinodalidade (Caminhar juntos) e definir um rumo comum para a igreja diocesana.

Programa da visita pastoral

- No sábado, dia 8 de março, D. Nuno Almeida visita Ifanes (15h00) e Constantim (16h30); 

- No Domingo, 9 de março, o bispo diocesano celebra a eucaristia dominical na igreja matriz de Malhadas (15h00) e visita os idosos. Às 17h00 desloca-se a Paradela.

- A 23 de março, na concatedral de Miranda do Douro, Dom Nuno Almeida administra o sacramento da confirmação, às 11h00. À tarde, pelas 14h30, visita as pessoas idosas e os colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro. Às 16h30, celebra a eucaristia, em Cicouro.

- O encerramento da visita pastoral à Unidade de Santa Maria Maior está previsto para o dia 29 de março e prevê celebrações em Aldeia Nova (10h30), Vale D’Águia (11h30), Palancar (15h00) e Pena Branca (16h00).

O pároco da Unidade Pastoral Santa Maria Maior (UPSMM) é o padres Manuel Marques (UPSMM), que conta com a colaboração das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado.

No mês de abril, o bispo diocesano vai visitar a Unidade Pastoral da Santíssima Trindade, confiada ao padre António Ferreira Pires. Nesta unidade foi construído em Palaçoulo, o Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, das monjas trapistas. E também há eremitas.

Fonte: DBM e UPSMM

HA

Deixe um comentário