Santulhão: I Encontro de Apicultores de Vimioso
No fim-de-semana de 11 e 12 de maio, Santulhão acolhe o I Encontro de Apicultores do concelho de Vimioso, uma iniciativa da freguesia local, que tem por objetivo dotar os apicultores de novos conhecimentos e proporcionar um momento de partilha e troca de experiências.
A formação teórico-prática decorre na junta de freguesia de Santulhão e vai ser ministrada pelo técnico da Associação de Apicultores do Parque Natural do Douro Internacional (AAPNDI), Vitor Ferreira.
Segundo o presidente da freguesia de Santulhão, Jorge Gonçalves, a formação é também uma oportunidade para os apicultores apresentarem questões, esclarecerem as suas dúvidas e partilharem a sua experiências e conhecimento.
De acordo com a organização, no I Encontro de Apicultores de Vimioso são esperados cerca de 30 pessoas.
“A primavera é uma das épocas do ano em que os apicultores têm mais trabalho, devido à enxameação ou multiplicação das abelhas. Esperemos que o tempo permita a ida aos apiários, para pôr em pratica os conhecimentos recebidos na formação”, adiantou.
Sobre a comercialização do mel e do polén, o também apicultor Jorge Gonçalves, indicou que com o mercado livre, os apicultores portugueses enfrentam a concorrência desleal de países que não aplicam as mesmas regras sanitárias.
“Na comercialização do mel, os apicultores portugueses enfrentam uma concorrência desleal por parte de apicultores de outros países, que não se regem pelas mesmas regras sanitárias e de controle. Refiro, por exemplo, a proibição a que estamos sujeitos da utilização de alguns produtos, como os antibióticos, que contaminam o mel.”, denunciou.
Questionado sobre a cooperação que existe entre os apicultores no concelho de Vimioso, Jorge Gonçalves, sublinhou que graças, a associações como a Associação de Apicultores do Parque do Douro Internacional (AAPNDI) ou a Casa do Mel, em Bragança, tem sido possível agrupar e apoiar os apicultores da região.
O I Encontro de Apicultores de Vimioso é coorganizado pela freguesia de Santulhão e a Associação de Apicultores do Parque do Douro Internacional (AAPNDI), contando ainda com o apoio do município de Vimioso.
A AAPNDI sublinha que apicultura é uma atividade do meio rural que conjuga mais-valias económicas e ambientais.
“Se por um lado é uma atividade que complementa, tradicionalmente, o rendimento familiar da população local. Por outro, assume um serviço ambiental de polinização, dificilmente mensurável, mas reconhecido como de tendo um grande valor na manutenção da diversidade florística espontânea e cultivada”, indica.
Programa do I Encontro de Apicultura de Vimioso Sábado, 11 de Maio de 2024 9h30 – Recepção dos participantes Concentração na Junta Freguesia de Santulhão – Vimioso 10h30 – Módulo I – Introdução, Princípios gerais - Flora Apícola Portuguesa - Biologia da Abelha (Apis mellífera) 11h00 - Módulo II – Exploração Apícola – Legislação e Produção - Legislação, Higiene, saúde e segurança no trabalho em Apicultura - Instalação de apiários - Boas práticas na produção de mel, pólen e própolis 12h30 – pausa para almoço - Santulhão (Almoço Convívio) 14h00- Módulo III – Aplicação prática dos conhecimentos Concentração dos participantes no Apiário em Santulhão - Escolha de local para colocação do apiário, e observação da flora melífera envolvente. - Preparação do terreno para instalação de apiários de acordo com as regras estabelecidas e legislação em vigor. - Instalação de apiários e execução tarefas inerentes ao maneio de colónias de abelhas. - Observação da colónia e identificação de mel, pólen, própolis, obreiras, rainha e zangões, criação nas diversas fases. 18h00 – Encerramento dos trabalhos Domingo, 12 de Maio de 2024 09h30 – Módulo IV – Exploração Apícola - Reprodução e sanidade Concentração na Junta de Freguesia de Santulhão- Vimioso - Maneio reprodutivo/Povoamento e multiplicação de colónias - Sanidade apícola – doenças das abelhas e da Criação 12h30 – pausa para almoço - Santulhão (Almoço Convívio) 14h00 – Módulo V – Aplicação prática dos conhecimentos Concentração dos participantes no Apiário de Santulhão - Maneio reprodutivo/Povoamento e multiplicação de colónias casos práticos - Produção de mel, pólen e própolis exemplos práticos 17h00 – Encerramento do curso Nota: Obrigatório o uso de Fato de Apicultor, Fumigador e não ser alérgico as Picadas das Abelhas
HA