Santulhão: Feira do Azeite projetou a localidade e os seus produtos

No fim-de-semana de 1 e 2 de junho, o Centro de Promoção dos Produtos Locais e Tradições de Santulhão voltou a ser o local de encontro das gentes e de promoção de produtos, como o azeite e o seu uso diversificado na gastronomia, como mostraram os chefs António Boia e Manuel Boia.

O Chef de cozinha, António Boia, natural de Santulhão, ministrou um showcooking dedicado ao azeite.

Entre o público que visitou a II Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, destaque para a visita do grupo da Universidade Sénior de Freixo de Espada à Cinta. A coordenadora do grupo, Hortense Manuela, justificou a vinda até Santulhão, com o convite endereçado pelo presidente da freguesia, Jorge Gonçalves.

“Foi um convite que abraçámos com muito gosto. As viagens e os convívios são muito apreciados pelas pessoas inscritas na Universidade Sénior. Na II Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana tivemos a oportunidade de participar na caminhada interpretativa, através da qual pudemos conhecer e admirar a flora e fauna locais”, disse.

Na visita à feira e aos expositores de produtos locais, os visitantes de Freixo de Espada à Cinta, aproveitaram para comprar pão, chouriças e mel.

“É sempre bom viajar e ver o que se faz noutros concelhos vizinhos”, disse.

Nesta visita a Santulhão, a Universidade Sénior de Freixo de Espada à Cinta teve ainda a oportunidade de acompanhar o showcooking, realizado pelos chefs, António Boia e Manuel Boia, dedicado à confecção de pratos gastronómicos com azeite.

A atividade gastronómica foi um dos momentos mais apreciados, dada a grande interação que os conceituados mestres de cozinha estabeleceram com o público, dando a provar as suas iguarias, como o pão de azeite, o bacalhau à Brás ou a gelatina de azeite.

Maria dos Santos, da localidade de Talhas, veio pela primeira vez à Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana. No certame, a visitante aproveitou para comprar pão, chouriças, queijo de cabra e a doçaria tradicional.

Por sua vez, o casal, Adrião Alves e Laura Martins, naturais de Santulhão, que compararam queijo, mel e manjericos, expressaram mútua satisfação pela organização desta feira de produtos locais.

“Este é apenas o segundo ano da Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, pelo que é um evento que está a dar os primeiros passos. O Centro de Promoção dos Produtos Locais e Tradições de Santulhão é um espaço muito funcional e acolhedor. Futuramente, quando a zona envolvente estiver concluída, a feira vai ser ainda melhor”, disseram.

Do lado dos expositores, César Rodrigues, produtor de queijo de cabra biológico, cujas vendas são sobretudo para as lojas gourmet, justificou a sua participação na feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, para dar a conhecer os seus vários produtos: queijo de cabra fresco, curado, maturado, requeijão e iogurte.

Por sua vez, o produtor do azeite “Sant’llana”, José Lopes, explicou que a mais-valia do seu produto resulta do cuidado empregue desde a apanha e seleção da azeitona, passando pelo transporte até à extração que é realizada no lagar de Santulhão.

Segundo este produtor, o azeite é proveniente da variedade de azeitona santulhana, caraterística desta região, que depois é comercializado para restaurantes e espaços comerciais nos grandes centros urbanos, como o mercado do Bolhão, no Porto.

“A realização desta feira dá maior visibilidade a Santulhão e aos nossos produtos, com destaque para o azeite e consequentemente gera mais movimento na localidade”, sublinhou.

No decorrer da II Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, o presidente da freguesia de Santulhão, Jorge Gonçalves, realçou que a par da promoção dos produtos locais, outro dos objetivos do certame foi o de incentivar o contato com a natureza.

“No programa da feira organizámos o curso de fotografia na natureza, a caminhada interpretativa, o passeio pedestre e o passeio BTT, atividades que visam proporcionar ao público este contato com a natureza envolvente”, destacou.

Ao longo do fim-de-semana, de 1 e 2 de junho, o certame em Santulhão ofereceu ainda outras atividades como o XXII Festival de Música Tradicional Celta, o desfile de carros clássicos, os jogos tradicionais e a constante animação musical, protagonizada por vários grupos tradicionais.

A II Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana foi coorganizada pela Freguesia de Santulhão e o Grupo Recreativo e Associativo de Santulhão (GRAS). O certame contou com o apoio do município de Vimioso e a colaboração das associações AEPGA, da Palombar e Associação de Ciclismo de Bragança e da Freguesia de Matela.

HA

Deixe um comentário