Santulhão: Campanha oleícola deu origem a 150 mil quilos de azeite

No Lagar de Santulhão, terminou a 6 de janeiro, a campanha oleícola, tendo sido transformadas mil toneladas de azeitona, que deram origem a 150 mil quilos de azeite, uma redução de 40% comparativamente com o ano anterior, devido à prolongada seca que afetou os olivais nos meses de verão de 2025.

De acordo com Adrião Rodrigues, da empresa No Sabor – Agrupamento de Produtores de Azeite e Produtos Regionais, Lda., a campanha de receção e transformação da azeitona em azeite, no lagar de Santulhão, iniciou-se a 10 de novembro de 2025 e decorreu até 6 de janeiro de 2026.

“Nesta campanha, recebemos cerca de mil toneladas de azeitona, uma quantidade que foi inferior ao ano passado, sobretudo por causa da seca que assolou os olivais nos meses de verão. Ainda assim, no lagar de Santulhão, foram produzidos aproximadamente 150 mil quilos de azeite, de excelente qualidade”, indicou, Adrião Rodrigues.

Todos os anos, o lagar de Santulhão recebe e transforma as colheitas de 800 olivicultores dos concelhos de Vimioso, Miranda do Douro, Bragança, Macedo de Cavaleiros e até da vizinha Espanha. Uma das razões da preferência dos olivicultores pelo lagar da empresa No Sabor – Agrupamento de Produtores de Azeite e Produtos Regionais, Lda., instalado na aldeia de Santulhão, é o inovador método de trabalho que evita filas de espera.

“Finalizada a apanha da azeitona, o lagar pergunta ao olivicultor quantos quilos de azeitona vai entregar, para que possamos calcular o tempo de transformação da azeitona em azeite e assim agendar o dia e a hora para a entrega da sua colheita. Com este simples procedimento, evitam-se as longas filas de espera à porta do lagar, o que é um descanso para os olivicultores”, assegurou.

Atualmente, o preço do litro de azeite situa-se nos 4,5€ e o Lagar de Santulhão produz as marcas “Terras do Sabor” e “Quinta da Veiguinha”, que são comercializados em Portugal e também em países como França, Espanha e Brasil.

Na próxima campanha oleícola, o lagar de Santulhão vai colocar em funcionamento uma nova linha de transformação de azeite, para agilizar ainda mais o processo de receção e transformação das colheitas de azeitona dos olivicultores da região.

HA



Deixe um comentário