Póvoa: XI Festa da Gaita de Foles Mirandesa
A aldeia da Póvoa, no concelho de Miranda do Douro celebra no fim-de-semana de 9, 10 e 11 de maio, a XI Festa da Gaita de Foles Mirandesa, um evento cultural que nesta edição reúne grupos de gaiteiros vindos do planalto mirandês, de Torre de Moncorvo e de Vila do Conde.

Todos os anos, a localidade da Póvoa é o ponto de encontro de gaiteiros de todo o país e também da vizinha Espanha, sendo por isso considerada, a “capital da gaita de foles” e das tradições que lhe estão associadas, como a dança dos pauliteiros.
Nesta XI edição, a “Fiesta de la Gaita de Fuolhes Mirandesa” começa no serão de sexta-feira, dia 9 de maio, com a ronda dos gaiteiros locais pela aldeia e o ensaio do grupo de pauliteiros, às 21h00.
No dia seguinte, sábado, a festa recomeça com o acolhimento aos grupos de gaiteiros visitantes, seguida de uma ronda conjunta pela localidade da Póvoa. Na noite de sábado, às 20h00, há uma “Ceia Gaiteira” entre todos os grupos participantes, seguida do concerto musical do grupo “Zíngarus”.
Finalmente, no Domingo, a XI Festa da Gaita de Foles Mirandesa culmina com a celebração da eucaristia e da procissão, animada pela música dos gaiteiros da Póvoa.
Anualmente, a Festa da Gaita de Foles Mirandesa é organizada pela associação Renascer das Tradições e conta com os apoios da freguesia da Póvoa, do município de Miranda do Douro e da Associação de Língua e Cultura Mirandesa (ALCM).
HA