Póvoa: Festa em honra de Nossa Senhora do Naso nos dias 6, 7 e 8 de setembro
A Festa em honra de Nossa Senhora do Naso celebra-se nos dias 6, 7 e 8 de setembro, com as celebrações religiosas e atividades como o concurso de asininos, a feira anual, as chegas de touros mirandeses e os espetáculos musicais, no renovado recinto do Santuário do Naso, localizado na Póvoa (Miranda do Douro).

A Festa em honra de Nossa Senhora do Naso iniciou-se a 29 de agosto, com a oração da novena, na igreja matriz da Póvoa e as celebrações religiosas da Lutuosa e da Lutuosa Geral, na capela do santuário do Naso.
Esta sexta-feira, dia 5 de setembro, a festividade prossegue na aldeia da Póvoa, com o Dia da Mocidade, dedicado aos grupos de gaiteiros e pauliteiros locais.
Ao longo do dia sábado, 6 de setembro, realiza-se no recinto do Santuário do Naso, o já tradicional Concurso Nacional de Raça Asinina de Miranda. À noite (20h00), conclui-se a oração da Novena, com a procissão de velas desde a igreja matriz da Póvoa até ao Santuário do Naso. Após a celebração religiosa, inicia-se a programação musical com os concertos da Banda MM Show e a Discoteca Chocolate.
Na manhã de Domingo (7 de setembro), inicia-se a feira anual, que decorre até 8 de setembro, sendo esperados mais de uma centena de feirantes no recinto do santuário do Naso. A missa dominical está agendada para as 15h00. Na tarde de Domingo, a confraria do Naso programou uma novidade, as Chegas de Touros Mirandeses, com início às 17hh00. Para o serão, o programa festivo inclui a animação musical dos grupos NV3, a Banda Cordosom e a discoteca Space.
Na segunda-feira, dia 8 de setembro, a missa solene da Natividade de Nossa Senhora celebra-se às 14h00, com a animação musical da Banda Filarmónica Mirandesa. A festa prossegue ao longo do dia e encerra com os concertos dos grupos Mega W e Costa Verde.
A Festa em honra de Nossa Senhora do Naso é organizada anualmente, por três casais da aldeia da Póvoa, que assumem essa missão durante três anos consecutivos. Ao longo do ano, os mordomos da Confraria de Nossa Senhora do Naso, organizam várias atividades, com a finalidade de angariar dinheiro para a realização da festa em setembro.
“Durante o ano trabalhamos no bar da confraria, na loja de artigos religiosos e na organização de várias atividades como o magusto de São Martinho, a festa de São João Baptista e os jantares convívio mensais, com o objetivo de juntar dinheiro para pagar as despesas festa no mês de setembro”, indicou o mordomo e juiz da festa, Aquilino Ginjo.
Este ano, a Festa em honra de Nossa Senhora do Naso tem como novidade a construção de um muro no recinto do santuário. De acordo com Aquilino Ginjo, mordomo e juiz da Confraria do Naso, a obra teve um custo de 50 mil euros, sendo comparticipado com 25 mil euros pelo município de Miranda do Douro e 2500 euros pela freguesia da Póvoa.
“A obra visa embelezar e delimitar o recinto do Santuário do Naso, tornando também o espaço mais seguro. Apelo a ajuda de todos para que façam donativos de modo a angariar o dinheiro que falta para pagar a despesa da obra”, apelou o mordomo.
Outra novidade no programa da festa é a introdução das chegas de touros mirandeses. Com esta nova iniciativa, a comissão da Festa em honra de Nossa Senhora do Naso pretende recuperar uma antiga tradição das aldeias do planalto mirandês.
“Antigamente, a agricultura e a pecuária eram as principais atividades das gentes nas aldeias do planalto mirandês e as chegas de touros de raça mirandesa faziam parte da animação das feiras e romarias. Com a introdução desta antiga tradição na festa em honra de Nossa Senhora do Naso, pretendemos atrair ainda mais gente ao Santuário do Naso”, justificou o mordomo.
HA