Póvoa: Festa em honra de Nossa Senhora do Naso com a participação de D. Nuno Almeida

Já é conhecido o programa da Festa em honra de Nossa Senhora do Naso, que este ano vai decorrer no fim-de-semana de 6, 7 e 8 de setembro e tem como destaques a procissão das velas até ao santuário do Naso, a missa campal presidida do bispo diocesano, D. Nuno Almeida e o novo arranjo urbanístico do parque da festa.

Todos os anos, a festa em honra de Nossa Senhora do Naso é organizada por casais, naturais da aldeia da Póvoa, que asssumem essa missão durante três anos consecutivos. Este ano, um dos mordomos e juíz da festa é Aquilino Ginjo, que juntamente com a esposa e outros dois casais, trabalharam ao longo de todo o ano para angariar dinheiro para a festa em honra de Nossa Senhora do Naso.

“Durante o ano trabalhamos no bar da confraria, na loja de artigos religiosos e na organização de várias atividades como o magusto de São Martinho, a festa de São João Baptista e os jantares convívio mensais, com o objetivo de juntar dinheiro para a festa de setembro”, explicou.

Sobre as novidades preparadas para festa deste ano, o mordomo, Aquilino Ginjo, destacou a primeira participação na festa do bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, que vai presidir à missa campal, no dia 8 de setembro. Esta celebração religiosa vai contar também com a presença das comunidades de Alcañices e de Trabazos (Espanha) e de Constantim, acompanhados das imagens de Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora da Soledad e Nossa Senhora da Luz, respetivamente.

“Este ano, como o 8 de setembro, Dia da Natividade da Virgem Santa Maria, coincide com um Domingo, o santuário do Naso recebe a visita das comunidades vizinhas de Alcañices, Trabazos e Constantim, com as suas imagens de Nossa Senhora”, destacou.




Outra das novidades deste ano, no santuário de Nossa Senhora do Naso, é o arranjo urbanístico no parque da festa, uma obra que segundo a confraria está orçada em 50 mil euros e que já obteve um financiamento de 25 mil euros do município de Miranda do Douro e de 2500 euros da freguesia da Póvoa.

“Este ano, as festividades decorrem ao longo do fim-de-semana de 6, 7 e 8 de setembro, uma razão acrescida para que a confraria de Nossa Senhora do Naso espere a vinda ao longo dos três dias, de mais 5 mil pessoas, dos concelhos de Miranda do Douro, de Vimioso e da vizinha Espanha, Apelamos, por isso, à contribuição de todos os visitantes para ajudar a pagar as obras de requalificação do parque do santuário”, solicitou o juiz da festa do Naso.

As festividades começam no dia 29 de agosto, com a oração da novena, na igreja paroquial da Póvoa. Depois, a 31 de agosto, celebra-se no santuário do Naso, as Lutuosas, isto é, o ofício rezado e cantado pelos irmãos associados da confraria do santuário, que faleceram no decorrer do último ano.

A 1 de setembro, o município de Miranda do Douro organiza o já tradicional Passeio Pedestre “Planalto Mirandês”, de 15 quilómetros, entre Miranda do Douro e o santuário do Naso, na Póvoa. À tarde (15h00) celebra-se na capela do Naso, a Eucaristia e a Lutuosa geral, em sufrágio de todos os associados já falecidos da Confraria de Nossa Senhora do Naso.

O dia 5 de setembro é dedicado à Mocidade e a animação vai ser feita pela música dos gaiteiros e as danças dos pauliteiros da Póvoa.

Na sexta-feira, dia 6 de setembro, os destaques são o V Concurso de Asininos de Miranda, que vai decorrer ao longo do dia, no recinto do santuário do Naso.

Ao serão (20h00) realiza-se a tradicional procissão religiosa entre a aldeia da Póvoa e a capela do Naso, com a conclusão da novena e a celebração da eucaristia.

“A procissão noturna das velas, desde a igreja da Póvoa até ao santuário do Naso é um dos momentos mais bonitos da festa em honra de Nossa Senhora, razão pela qual convido todas as pessoas a participar”, convidou Aquilino Ginjo.

Às 23h00, o grupo Midnes começa a animar musicalmente e festa em honra de Nossa Senhora do Naso.

No sábado, dia 7 de setembro, tem início a feira anual no recinto do santuário, um certame que vai contar com uma centena de feirantes. A missa campal está agendada para as 15h00, seguida da procissão. Ao final da tarde há animação musical e para o serão estão programados os concertos musicais da Banda NOVASOM e Disco Móvel.

No Domingo, 8 de setembro, dia da Natividade da Virgem Santa Maria, o momento mais importante é a Missa Solene, agendada para as 14h00 e que este ano vai ser presidida pelo bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida.

De realçar ainda que a celebração religiosa vai ser animada musicalmente pela Banda Filarmónica Mirandesa e vai contar com a participação das comunidades de Alcañices e de Trabazos (Espanha) e também de Constantim, com as imagens de Nossa Senhora da Saúde, Nossa da Soledad e Nossa Senhora da Luz, respetivamente.

Ao final de tarde de Domingo, a Festa em honra de Nossa Senhora do Naso prossegue com a animação musical da Banda Konsequência e à noite, o conhecido grupo Função Pública encerra as festividades deste ano.

HA

Deixe um comentário