Póvoa: Festa do Nasico trouxe peregrinos ao santuário do Naso
No Domingo, dia 7 de abril, o Santuário de Nossa Senhora do Naso foi o local de encontro de vários peregrinos que partiram de Miranda do Douro, de Malhadas e da Póvoa, para a a Festa do Nasico, uma celebração religiosa que se iniciou com a chegada dos pendões, seguida da Missa Dominical e prosseguiu durante a tarde com a animação musical.
Mesmo com chuva, os peregrinos vindos das localidades de Miranda do Douro, de Malhadas e da Póvoa, puseram-se ao caminho e chegaram ao Santuário do Naso, onde chegaram também os pendões de várias localidades do concelho e da vizinha Espanha.
Às 15h00, o padre Manuel Marques presidiu à Missa Dominical, que contou com a participação de centenas de fiéis no recinto do santuário.
Numa alusão ao facto de se celebrar também o Domingo da Divina Misericórdia, o padre Manuel Marques, exortou os fiéis a darem valor ao sacramento da Reconciliação. “A paz só se alcança com a paz no coração”, disse.
“Se Deus é misericordioso para connosco, também nós devemos aprender a ser pacientes e compassivos uns para com os outros”, acrescentou.
Na homília, o sacerdote sublinhou ainda a importância das comunidades praticarem a caridade e lembrou que “quanto mais se dá, mas se recebe. A felicidade está em dar”, afirmou.
No final da interpreteção à liturgia dominical, o padre Manuel Marques evocou Nossa Senhora do Naso e pediu para todos, “grandeza de alma e dedicação ao bem comum”.
A celebração religiosa encerrou com a tradicional procissão pelo recinto do santuário, com a imagem de Nossa Senhora do Naso, acompanhada com a música dos gaiteiros da Póvoa.
A festa do Nasico prosseguiu durante a tarde de Domingo, com a animação musical do grupo DM.
HA