Política: Hernâni Dias reeleito presidente da distrital do PSD
O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, foi reeleito para o segundo mandato como presidente da Distrital de Bragança do PSD, em eleições com lista única.
O antigo autarca brigantino, que deixou o cargo em abril para integrar o Governo, foi reconduzido com 575 votos favoráveis. Registaram-se 180 votos em branco e 16 nulos. Nos cadernos eleitorais constaram para este sufrágio 905 inscritos.
O mesmo número de inscritos tinha a Comissão Política da Secção de Bragança, que elegeu como novo presidente Alex Rodrigues, com 403 votos, que encabeçava a Lista B.
O também presidente da junta de freguesia de Pinela teve como adversário Telmo Afonso, presidente da junta de freguesia de Sé, Santa Maria e Meixedo, que arrecadou 345 votos. Houve ainda 13 votos em branco e 10 nulos.
Alex Rodrigues sucede a António Batista, que atingiu o número de mandatos permitidos.
Jorge Nunes, antigo presidente da câmara de Bragança, é o novo presidente a Mesa da Assembleia Distrital, com 405 votos da Lista B contra 347 da Lista A, liderada por Maria Gracinda Amaro, que se rencadidatava ao cargo. Onze votaram em branco e houve oito nulos.
Além de Bragança, também decorreram neste dia eleições para as lideranças das distritais de Aveiro, Braga, Porto, Santarém e Beja, e de muitas concelhias, em simultâneo com as 12.ªs eleições diretas no PSD e a eleição dos delegados ao 42.º Congresso Nacional.
Fonte: Lusa