Política: Ferrovia é estratégica para o desenvolvimento de Trás-os-Montes
A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) reuniu-se, em Mirandela, com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, para definir projetos estratégicos para o desenvolvimento da região, como a mobilidade e os transportes no território.
Na reunião com o ministro das Infraestruturas e Habitação participaram os autarcas dos nove concelhos que compõem a CIM-TTM: Bragança, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais e um dos principais temas abordados foi a ligação ferroviária em Trás-os-Montes. Miguel Pinto Luz, assegurou aos autarcas transmontanos que a ligação ferroviária aos distritos de Bragança e Vila Real é uma prioridade para o Governo,
“Atualmente, Trás-os-Montes não têm qualquer ligação ferroviária, o que dificulta a mobilidade e o desenvolvimento económico regional e local. A proposta de criar um corredor ferroviário de alta velocidade, que conecte diretamente a região a Espanha é uma medida estratégica para o futuro da região transmontana”, justificou.
O ministro garantiu um reforço financeiro para o estudo prévio que as CIM´s do Norte estão a promover com o apoio do programa Norte 2030, com o intuito de aprofundar e acelerar o processo.
Ligação aérea entre Bragança e Portimão
Outro tema debatido na reunião, foi a urgência na retoma da ligação aérea entre Bragança e Portimão. A CIM-TTM reivindicou a reativação do serviço, essencial para a conectividade da região, tendo sido deixada a garantia de que a ligação seria restabelecida até ao Natal. Ainda neste âmbito, foi apresentado ao ministro o propósito de transformar o aeródromo de Bragança em aeroporto regional.
Sistema Público de Transporte Rodoviário de Passageiros
Durante a reunião com o ministro das Infraestruturas e Habitação, os autarcas transmontanos indicaram a necessidade de aumentar o financiamento das Autoridades de Transporte, com o objetivo de garantir o cumprimento das obrigações do Regime Jurídico do Transporte Público (Lei nº 52/2015), assegurando o acesso dos cidadãos a um sistema de transporte público eficiente e acessível.
“A vasta extensão territorial de Trás-os-Montes, aliada à baixa densidade populacional, tem gerado um sistema de transporte público altamente oneroso. Com custos anuais estimados em cerca de 5 milhões de euros e comum nível de receitas tarifárias de 8%, o financiamento estatal revela-se insuficiente, colocando pressão acrescida sobre as finanças municipais, pondo em causa a sustentabilidade do serviço”, explicaram os autarcas transmontanos.
Como resposta, Miguel Pinto Luz comprometeu-se a avaliar e estudar soluções para reforçar o financiamento para os transportes intermunicipais em territórios de baixa densidade.
Plano de Mobilidade do Vale do Tua
Outro tem analisado com o governo foi o Plano de Mobilidade do Vale do Tua e as prioridades em termos de investimentos em acessibilidades rodoviárias no território.
Neste sentido, o ministro das Infraestruturas reafirmou que o investimento nas acessibilidades rodoviárias da região será uma das prioridades do Governo, com o objetivo de suprir as necessidades mais prementes do território.
HA | Fotos: CIM-TTM