Picote: Pedro Gonçalves e Pauliteiros de Miranda compõem música

Numa parceria inédita, os Pauliteiros de Miranda (Frauga) e o músico, Pedro Gonçalves, estão a preparar uma melodia, com letra em mirandês e a dança dos pauliteiros, para ser apresentada nos concertos do jovem artista e assim dar a conhecer a cultura e língua mirandesas.

Em 2024, aquando da sua vinda a Miranda do Douro para participar no Summer Cemp, uma iniciativa da Comissão Europeia, o jovem músico, Pedro Gonçalves, teve a oportunidade de conhecer pela primeira vez, a cultura e língua da Terra de Miranda.

“No final do verão passado fui a Miranda do Douro com a comissão europeia, ao Summer CEmp e apaixonei-me. Pela terra, pelas pessoas, pela cultura. Foi realmente uma semana mágica onde, durante vários dias, pensava: como é que podemos fazer o Mirandês ser mais ouvido? Meses depois, estou de volta. Mas desta vez, com os Pauliteiros de Miranda  Estamos a fazer uma música juntos. pop e a cultura mirandesa. O meu mundo e o deles. Já estamos a trabalhar nisto há algum tempo e estamos ansiosos para vos mostrar o que aí vem”, escreve Pedro Gonçalves.

Aproveitando a visita do jovem músico a Miranda do Douro, os pauliteiros da Frauga desafiaram-no a comporem um trabalho musical, em conjunto.

“À semelhança do que já fizemos com o criador de conteúdos Movemind, desafiamos agora o Pedro Gonçalves, músico do estilo pop, a criarmos algo em conjunto. No dia 3 de julho, fomos a Coimbra gravar a melodia de uma primeira música. Entretanto, com o professor António Bárbolo, estamos a compor a letra em língua mirandesa”, indicou o jovem pauliteiro, Gonçalo Lourenço.

Nesta colaboração, outra componente importante é a dança dos Pauliteiros de Miranda. Para tal, o grupo da associação Frauga, está a ensaiar novos passos numa coreografia que procura trazer novidade à tradição.

“Quando a melodia, a letra e a dança estiverem prontas, o Pedro Gonçalves vai convidar-nos para dançar em alguns dos seus concertos, o que é uma oportunidade para divulgar o património cultural da Terra de Miranda”, adiantam os pauliteiros.

A FRAUGA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote foi constituída a 17 de Dezembro de 1996. Esta associação tem como objetivos estudar e preservar o património cultural e natural de Picote, de modo a promover o desenvolvimento social e económico da localidade pertencente ao concelho de Miranda do Douro.

Pedro Gonçalves começou a cantar e a publicar no YouTube, vídeos, com versões de canções que o inspiravam. Desde 2012, reuniu dezenas de milhares de subscritores, alcançando milhões de visualizações. 

Em 2015, Pedro Gonçalves alcançou o 2º lugar do talent show da RTP1, “The Voice Portugal”. 

Participou pela primeira vez no Festival da Canção, em 2017, com a canção “Don’t Walk Away”, da autoria de João Pedro Coimbra, alcançando o 6.º lugar na Grande Final e o 1.º lugar da votação do público na sua Semi-Final. 

Pedro Gonçalves tem-se destacado pelo seu trabalho enquanto compositor e produtor, tendo já conquistando já dois Discos de Ouro. 

HA | Foto: PG



Deixe um comentário