Picote: Inaugurados o Largo do Tumbar e o Espaço Cidadão
No decorrer da visita ao Festival de Sabores Mirandeses, o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, foi convidado pela freguesia de Picote, para inaugurar a 15 de fevereiro, a requalificação do Largo do Tumbar e o novo serviço público “Espaço Cidadão”.
No renovado largo do Tumbar, em Picote, o presidente da freguesia, Jorge Lourenço e a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, agradeceram a visita do ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes.
Dirigindo-se à população de Picote, o ministro da Agricultura, afirmou que a coesão territorial é um imperativo para o atual governo, liderado por Luís Montenegro.
“Para este governo, os fundos europeus e os recursos devem ser canalizados para onde é mais necessário, como são os concelhos do interior, de modo a fixar a população e atrair novos habitantes. Felicito os autarcas, como a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril e o presidente da freguesia de Picote, Jorge Lourenço, pelo trabalho que estão a realizar para o desenvolvimento do concelho de Miranda do Douro”, disse.
Sobre os arranjos urbanísticos realizados em Picote, o autarca local, Jorge Lourenço, agradeceu o apoio do município de Miranda do Douro, que permitiu requalificar o largo do Tumbar e outras ruas da localidade e no Barrocal do Douro.
“Estes arranjos urbanísticos não são apenas obras de infraestrutura, são um símbolo do compromisso de crescimento sustentável, de qualidade de vida e respeito pelas caraterísticas do meio rural. Buscamos o equilíbrio entre o progresso e a preservação da identidade e cultura locais”, disse Jorge Lourenço.

Referindo-se depois ao recém inaugurado “Espaço Cidadão”, o autaca de Picote, explicou que se trata de um serviço público, que possibilita à população tratar de uma série de procedimentos, como a renovação de documentos, atendimento da Segurança Social, entre outros benefícios.
“Este novo serviço vai permitir também efetuar vários pagamentos, através de um terminal multibanco”, acrescentou.
No final da sua intervenção, Jorge Lourenço, apresentou ao ministro, José Manuel Fernandes, algumas reivindicações, como apoios para a implementação do projeto de Manutenção Sustentável do Mosaico Agroflorestal de Picote e a melhoria do acesso à rede móvel e acesso à fibra ótica.
HA











HA