Picote: Festa do Divino Santo Cristo lembrou a importância de preferir Deus aos bens materiais

No âmbito da Festa em honra do Divino Santo Cristo, celebrou-se no Domingo, dia 3 de agosto, em Picote, a eucaristia, tendo o evangelho interpelado a assembleia sobre o sentido (finalidade) da vida.

Na homilia da missa, celebrada pelo pároco, padre António Pires e concelebrada pelo picotês, Monsenhor Adelino Paes, a liturgia interpelou os crentes sobre o apego excessivo aos bens materiais e o engano daí resultante.

“Há tanta gente que vive em condições económicas e sociais confortáveis, mas mesmo assim não é feliz. E há outras que apesar de viver em situações de carência financeira, encontram sentido e felicidade para a vida”, interpelou o sacerdote.

De acordo com o padre António Pires, o homem por si só, na sua autossuficiência é incapaz de encontrar o sentido da vida, o qual é revelado por Deus.

“Há que ordenar a nossa vida, dando o primeiro lugar a Deus. E depois, Deus ensina-nos a viver, a administrar os bens, a relacionarmo-nos com os outros e a servir (amar) a comunidade. É assim que se vive a felicidade”, disse.

Segundo o sacerdote, Jesus não está contra a propriedade de bens, adverte sim para o modo como se administram e nos relacionamos com os bens materiais.

“A propriedade e aquisição desenfreada de bens pode levar à ganância, ao egoísmo, à desconfiança e fechamento em relação aos outros. Esta atitude impede-nos de praticar valores evangélicos como a partilha, a justiça e a solidariedade”, alertou.

Em Picote, a Festa em honra do Divino Santo Cristo coincide com a Festa da Freguesia e decorreu nos dias 1, 2 e 3 de agosto. Neste fim-de-semana realizaram-se diversas atividades como uma caminhada noturna, a inauguração da exposição “Arte e Saberes”, noite de folclore e a apresentação do livro “A Paixão de Cristo”.

Capela de Santo Cristo

Na capela de Santo Cristo dos Carrascos, edificada no século XIV, foram encontradas em 2018, atrás do retábulo-mor, pinturas a fresco da vida de São João Batista, que remontam ao início do ano de 1500.

HA

Deixe um comentário