Mogadouro: “Xutos e Pontapés” vão animar os Gorazes

Já é conhecido o programa dos Gorazes de Mogadouro, a Feira de Atividades Económicas e Turísticas do Nordeste Transmontano, que decorre de 12 a 16 de outubro, no pavilhão “Origem de Mogadouro” e este ano conta com a participação de 130 expositores e uma forte aposta na animação, em que o maior destaque é o concerto dos “Xutos e Pontapés”.

Na conferência de imprensa de apresentação dos Gorazes 2024, o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, António Pimentel, justificou o maior investimento na animação do certame, com o objetivo de atrair mais público a Mogadouro e propiciar os negócios no decorrer da feira.

Sobre as novidades dos Gorazes deste ano, António Pimentel, referiu que o espaço dedicado aos produtos caraterísticos do concelho – o azeite, a azeitona de mesa, a amêndoa, o mel, os queijos, o fumeiro, carnes, cogumelos, frutos secos, compostas, pão, doçaria tradicional, vinhos, assim como as artes e ofícios – vão estar expostos dentro do pavilhão “Origem Mogadouro”.

Para realçar a qualidade destes produtos, o programa do certame inclui dois showcookings e duas prova de vinhos, com os chefs Leonel Fernandes e Luís Martins, nas tardes dos dias 13 e 14 de outubro.

Outra novidade no certame é a pretensão do município de Mogadouro é dar visibilidade às potencialidades turísticas do concelho e atrair novos públicos, com destaque para os vizinhos espanhóis.

“Temos verificado uma crescente afluência de público espanhol às feiras quinzenais de Mogadouro e um maior interesse em conhecer o nosso concelho. Por isso, este ano, no dia 13 de outubro, o programa dos Gorazes inclui uma tourada, dado que é um espetáculo muito apreciado pelos nossos vizinhos espanhóis”, disse.

Para desenvolver o setor turístico, o presidente do município de Mogadouro voltou a referir-se à necessidade de reforçar a capacidade hoteleira na vila e no concelho. Recorde-se que o concelho de Mogadouro, situado entre os rios Douro e Sabor, tem vários locais de interesse turístico, tais como o património histórico da vila, onde sobressai o castelo templário do século XII; mas também o moderno parque desportivo; e mais recentemente os Lagos do Sabor.

“A Câmara Municipal de Mogadouro vai investir 2,5 milhões de euros para a construção de um eco-resort, nos Lagos do Sabor, para propiciar a estadia de turistas e visitantes”, avançou.

A apresentação do programa dos Gorazes 2024, decorreu no novo edifício EPVARA – Espaço de Promoção e Valorização das Associações e Raças Autóctones, onde está agora sediada a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Mogadouro (ACISM).

O presidente da ACIS, João Neves, adiantou que na feira dos Gorazes, vão participar 130 expositores, maioritariamente nacionais e também da vizinha Espanha.

“Nos Gorazes, 30% dos expositores são oriundos do concelho de Mogadouro. Estes produtores e os associados da ACISM vão expor os seus produtos em locais de destaque no recinto da feira. Pretendemos que este certame anual seja uma montra do tecido empresarial e comercial do concelho de Mogadouro, indicou.

Segundo a ACISM, no recinto da feira e no pavilhão “Origem de Mogadouro”, o público vai encontrar diversos produtos e serviços, com destaque para a maquinaria agrícola, o artesanato, o comércio e a gastronomia.

“No recinto da feira, vai ser instalado um espaço de restauração, dinamizado pela comissão de festas em honra de Nossa Senhora do Caminho. Neste dias dos Gorazes, regista-se sempre uma grande afluência de público aos restaurantes de Mogadouro, com a tradição de comer a posta de vitela assada na brasa e a marrã (toucinho de porco)”, informou.

A entrada na Feira de Atividades Económicas e Turísticas do Nordeste Transmontano é gratuita, assim como nos concertos de “Nuno Ribeiro”, “Xutos e Pontapés” e “Claúdia Martins & Minhotos Marotos”.

“O município de Mogadouro e a ACISM decidiram reforçar o investimento na animação dos Gorazes, com o propósito de aumentar a atratividade do certame e convidar as pessoas de todo o distrito e da vizinha Espanha a visitarem Mogadouro. ”, justificou o presidente da ACISM.

De 12 a 16 de outubro, outros atrativos na feira dos Gorazes, em Mogadouro, são a montaria ao javali, o torneio de tiro aos pratos, a animação musical dos grupos locais, o passeio motard, atividades equestres, encontro de criadores de cão de gado transmontano, entre muitas outras atividades.

Com um investimento total de cerca de 250 mil euros, a organização dos Gorazes pretende que os expositores, assim como vários setores de atividade existentes na vila de Mogadouro (restauração, hotelaria, comércio e serviços) beneficiem com a afluência de público ao certame.

Questionado sobre a origem da designação “Gorazes”, o presidente da ACISM, João Neves explicou que esta feira ancestral de Mogadouro, realiza-se todos os anos, no fim do tempo das colheitas.

“Antigamente e ainda hoje, a a feira dos Gorazes de Mogadouro é uma oportunidade para as gentes da região adquirirem e comercializarem os seus bens, em particular os produtos das suas colheitas. Sobre a designação ‘Gorazes” pensa-se que está relacionada com um antigo imposto, que era pago com carne de porco”, disse.

A cerimónia oficial da Inauguração da Feira dos Gorazes 2024, está agendada para o dia 12 de outubro, sábado, às 16h00.

HA

Deixe um comentário