Mogadouro: “Os Gorazes são muito mais do que uma feira” – João Neves

Até Domingo, dia 19 de outubro, está a decorrer na cidade de Mogadouro, a feira anual dos Gorazes, um certame que foi inaugurado a 15 de outubro, feriado municipal, com o presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Mogadouro (ACISM), João Neves, a afirmar que os Gorazes são uma montra do que de melhor há e se produz no concelho de Mogadouro.

Na cerimónia de inauguração dos Gorazes – Feira de Atividades Económicas e Turísticas do Nordeste Transmontano, coube ao presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Mogadouro, João Neves, dar as boas vindas aos visitantes do certame.

“É com renovada satisfação, que tenho, mais uma vez a honra de vos dar as boas vindas, nesta que é a cerimónia de abertura da edição 2025 da Feira dos Gorazes de Mogadouro, este ano, com o peso simbólico de ser a primeira realizada desde a recente elevação de Mogadouro a Cidade”, disse o presidente da ACISM.

Para a organização dos Gorazes, o dirigente associativo destacou e agradeceu a colaboração do município de Mogadouro, das empresas patrocinadoras e a participação dos produtores, artesãos e comerciantes do concelho e da região.

“Esta feira é muito mais do que um simples evento comercial; é um símbolo vivo das nossas tradições, uma oportunidade de mostrar o melhor que a nossa terra tem para oferecer. Aqui, celebramos o que nos define – desde a agricultura ao artesanato, da gastronomia aos produtos da terra – num verdadeiro encontro de gerações e de culturas”, disse João Neves.

Sobre os problemas que enfrentam os vários setores de atividade económica e empresarial, o dirigente da ACISM indicou que o despovoamento e a falta de investimento continuam a ser os principais desafios no concelho de Mogadouro e no distrito de Bragança.

“Mogadouro, através da Feira dos Gorazes, afirma-se como um exemplo de resiliência e inovação no interior do país e continuaremos a trabalhar para preservar e valorizar esta herança para as gerações futuras. Este sucesso não seria possível sem o empenho e dedicação de todos – desde a organização até aos expositores – que todos os anos trazem a sua paixão e o melhor dos seus produtos e serviços a esta feira”, concluiu.

Por sua vez, o reeleito presidente do município de Mogadouro, António Pimentel, realçou que o concelho de Mogadouro continua a distinguir-se em atividades como a agricultura, a pecuária e pretende sobressair também no turismo.

“A produção e valorização de produtos endógenos como o azeite, a amêndoa, o mel, o vinho, o queijo, os enchidos e o artesanato são a base da nossa economia. Nesta feira anual dos Gorazes, agradeço a participação de produtores, artesãos e empresários que dão vida e cor a este certame”, começou por dizer o autarca mogadourense.

Para dinamizar a atividade turística, António Pimentel, voltou a referir-se à intenção de atrair investimento privado para a construção de um hotel na cidade de Mogadouro.

“Só precisamos continuar todos focados e unidos na prossecução dos objetivos para desenvolver o concelho de Mogadouro. Todos somos responsáveis pelo desenvolvimento e progresso de Mogadouro, autarcas, associações, empresários e cidadãos”, completou.

Na cerimónia oficial de abertura da feira dos Gorazes, participaram várias personalidades, entre as quais o presidente da Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), Pedro Lima, que felicitou Mogadouro pela organização do certame e sublinhou o imperativo dos concelhos trabalharem em conjunto para intensificarem o desenvolvimento da região.

Em Mogadouro, os Gorazes – Feira de Atividades Económicas e Turísticas do Nordeste Transmontano decorre de 15 a 19 de outubro, no Parque de Feiras e Exposições.

O certame conta com a exposição de tratores e alfaias agrícolas no recinto da feira e no pavilhão “Origem Mogadouro” há produtos da região, com destaque para o azeite, a amêndoa, o mel, o vinho, o queijo, os enchidos, cogumelos, pão, folar, doçaria, frutos secos e o artesanato, com artigos de cutelaria, couros, calçado, tecelagem, bordados e peças artísticas em barro.

Com o proposito de destacar a qualidade do artesanato e dos produtos endógenos, o programa dos Gorazes 2025, inclui a realização de workshops de artesanato e dois showcookings gastronómicos, no fim-de-semana de 18 e 19 de outubro.

De 15 a 19 de outubro, outros destaques na programação dos Gorazes em Mogadouro são a exposição de animais das raças autóctones da região, uma largada de caça, atividades equestres, passeio motard, torneio de tiro aos pratos e um passeio de automóveis clássicos.

No âmbito turístico, participam três operadores que dão a conhecer as potencialidades turísticas de Mogadouro, com destaque para atividades realizadas no rio Douro, nos Lagos do Sabor, na zona histórica de Mogadouro, entre outros locais de interesse turístico.

Na programação musical, a 15 de outubro, atuou a artista, Rosinha; na sexta-feira, dia 17 de outubro, atua a orquestra espanhola “Panorama”. E no sábado, dia 18 de outubro, está programado o concerto do grupo português “Os Quatro e Meia”.

O horário de funcionamento dos Gorazes – Feira de Atividades Económicas e Turísticas do Nordeste Transmontano é das 9h00 às 24h00, exceto na sexta-feira, dia 17, em que a abertura ocorre às 14h00; no Domingo, dia 19 de outubro, o certame encerra às 20h00.

Historicamente, a tradicional feira dos Gorazes, em Mogadouro, realiza-se na época do fim das colheitas e no início da estação do outono. A designação “Gorazes” está relacionada com um antigo imposto que seria pago em carne de porco.

HA | Vídeo concerto: Paulo Gonçalves

Deixe um comentário