Mogadouro: Município entrega 1.ª casa recuperada de 32 previstas
O município de Mogadouro entregou a primeira casa recuperada de um conjunto de 32 no concelho, no âmbito do programa 1.º Direito, integrado na Estratégia Local de Habitação (ELH), informou o presidente da câmara municipal, António Pimentel.
“Nesta primeira fase prevemos a recuperação de 32 habitações de famílias que vivem em condições menos condignas, que foram sinalizadas pelas respetivas juntas de freguesia. A primeira casa foi entregue a uma família na aldeia de Bruçó”, disse António Pimentel.
De acordo com o autarca social-democrata, esta medida é suportada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na sua totalidade.
“Desde o registo da propriedade, passando pela fase de projeto até à recuperação das habitações, todas as etapas são financiadas a 100% por fundos do PRR. Este é um processo em que o município de Mogadouro serve de exemplo para todo o Norte do país, de acordo com os responsáveis do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IRHU)”, indicou António Pimentel.
“O montante a investir nas habitações de várias tipologias poderá situar-se entre os 60 mil euros e os 140 mil euros, estando mais cinco em fase final de intervenção. Há ainda mais de uma dezena de projetos que estão adjudicados”, esclareceu o autarca transmontano.
Todas as candidaturas à ELH têm que ficar aprovadas até março de 2024, por força da nova legislação em vigor.
A Câmara de Mogadouro constituiu uma equipa para implementar este projeto, composta por uma coordenadora da ELH na autarquia, trabalhadores sociais, pessoal administrativo, engenheiros e serviços jurídicos, de forma a tornar a execução das obras projetadas o mais ágil possível.
Numa 2.ª fase, e dadas as carências habitacionais do concelho, foi decidido construir um prédio com 24 apartamentos, orçado em mais de três milhões de euros, de várias tipologias (T1, T2 e T3), destinado a casais jovens.
“Este projeto é dirigido a casais jovens, sendo financiado em 1,5 milhões de euros a fundo perdido e em 1,4 milhões de euros através de um empréstimo do IRHU a juros bonificados. O município investirá mais de 400 mil euros”, indicou o autarca.
Fonte: Lusa