Mogadouro: “Maioria absoluta do PSD é o reconhecimento dos mogadourenses pelo trabalho realizado” – António Pimentel
Em Mogadouro, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, António Joaquim Pimentel foi reeleito presidente da Câmara Municipal, com uma maioria absoluta de 61,44% dos votos, o que segundo o autarca, é o reconhecimento dos mogadourenses pelo trabalho realizado no primeiro mandato e a determinação em concretizar novos projetos como são as construções da creche municipal, do museu de Mogadouro e do Parque Biológico do Juncal.

No acto eleitoral, o PSD obteve uma maioria absoluta de 61,44% dos votos, com um total de 3964 votos. Em comparação com as eleições de 2021, aumentaram a votação em 602 votos e distanciaram-se do PS, que obteve 2003 votos, o equivalente a 31,04%.
No concelho de Mogadouro, o PSD venceu também em todas as Assembleias de Freguesia.
Numa análise aos resultados eleitorais, o presidente reeleito do município de Mogadouro, António Pimentel, afirmou que são o reconhecimento do trabalho realizado pelo executivo municipal de 2021 a 2025.
“Neste primeiro mandato realizámos um trabalho intenso em todo o concelho e que foi do agrado dos mogadourenses. Por vezes, algumas obras suscitaram críticas, mas depois de estarem concluídas houve satisfação pela melhoria das condições de vida. Entre os feitos alcançados destaco, claro está, a elevação de Mogadouro a cidade e a luta pela desafetação do município de Mogadouro do Sistema Multimunicipal de Águas e Saneamento do Norte (SMASN), entre outros projetos realizados”, justificou o autarca mogadourense.
Numa antevisão, ao trabalho que se propõe realizar nos próximos quatro anos (2025-2029), o presidente do município elencou algumas das prioridades para o desenvolvimento do concelho de Mogadouro.
“As nossas prioridades continuam a ser os apoios sociais à população, na educação, saúde, agricultura e às empresas. Estamos também a trabalhar em projetos como a construção de uma nova Creche Municipal, dado o aumento da natalidade no concelho, decorrente dos apoios concedidos aos jovens casais. Outros projetos importantes são o lançamento dos concursos para a construção do Parque Biológico do Juncal, do Museu Territorial de Mogadouro, a remodelação do edifício dos Paços do Concelho, o Centro Interpretativo do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e a recuperação das Bodegas do Urrós”, avançou.
Após as eleições autárquicas é comum ouvir dizer-se que os políticos só se aproximam do povo quando precisam dos votos. Mas o autarca, António Joaquim Pimentel, ao longo do primeiro mandato desenvolveu a iniciativa “Ações de proximidade”, com o propósito de visitar regularmente as populações.
“As ações de proximidade consistem na deslocação periódica do executivo municipal, acompanhados de técnicos municipais, a todas as freguesias do concelho de Mogadouro, para escutar as preocupações das pessoas e observar mais de perto so problemas existentes em cada localidade. Amiúde são pequenos problemas como a falta de iluminação pública numa rua, o estado degradado de uma estrada municipal ou de um passeio, que necessitam de uma arranjo. No decorrer destas ações de proximidade, as pessoas têm a oportunidade de apresentarem as suas queixas e solicitações”, disse.

Em Mogadouro, a iniciativa “Ações de Proximidade” surgiu no âmbito da geminação com o município de Groslay, em França, onde o autarca francês, uma vez por semana, vai ao encontro dos munícipes para se inteirar dos problemas da localidade.
HA