Mogadouro: Fim-de-semana com Festival Terra Transmontana

O Festival Terra Transmontana (FTT) decorre de 26 a 28 de julho e este ano tem como tema “Retratos da Nossa Gente”, inspirado na obra literária do escritor J. Rentes de Carvalho, com raízes em Mogadouro.

“Este ano entendemos direcionar o FTT para J. Rentes de Carvalho, porque o município decidiu homenagear o escritor com um conjunto de iniciativas que prolongamos para esta festa, dando assim uma imagem para fora daquilo que o autor tem vindo a fazer ao longo da sua vida literária”, indicou o presidente da autarquia, António Pimentel.

O festival decorre ao longo do fim-de-semana de 26 e 28 de julho e no programa há música, animação de rua e gastronomia do território, sendo esperadas 14 tascas, seis tabernas, 28 espaços de artesanato e produtos regionais.

O FTT tem três palcos distribuídos pela zona histórica desta vila do distrito de Bragança.

“Pelas ruas de Mogadouro ficarão patentes ao público expressões utilizadas e títulos da vasta obra literária de J. Rentes de Carvalho, para melhor elucidar quem visita o festival sobre o trabalho deste autor de ascendência mogadourense”, acrescentou o autarca.

Filho de pais transmontanos da aldeia de Estevais, no concelho de Mogadouro, neto de um avô sapateiro e de um avô guarda-fiscal, José Rentes de Carvalho nasceu em 15 de maio de 1930, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

O autor soma livros como “Cravos e Ferraduras”, “Ernestina”, “A Amante Holandesa”, “Meças”, “Pó e Cinza e Recordações”, “Portugal à Flor da Foice”, “Mentiras e Diamantes”, “Os Lindos Braços da Júlia da Farmácia”, “Com os Holandeses” e “La Coca”, entre outros, atravessando géneros que vão da crónica ao diário, da opinião à ficção.

Para além desta homenagem, o FTT apresenta no dia 26 concertos de os Ambria Ardena – Músicas de Trás-os-Montes e Charango e os Galandum Galundaina.

No dia seguinte será a vez de atuarem os Cabra Cega, Uxukalhus e Kumpanhia Algazarra.

A animação de rua contará com vários artistas, espaços infantis, pauliteiros, banda filarmónica de Mogadouro, gaiteiros, espetáculos de fogo, entre outras atividades lúdicas e culturais.

O último dia do FTT (28 de julho) fica reservado para o desfile etnográfico, com figurantes vestidos de acordo com o tema do festival, estando prevista a participação de 30 carros alegóricos e 700 participantes oriundos das 56 localidades deste concelho.

O FTT realiza-se no centro histórico da vila, junto ao velho castelo Templário desta localidade construído entre 1160 a 1165, segundo alguns investigadores, e onde os visitantes marcam encontro com a história e as tradições seculares deste território.

“Toda a política cultural que o município tem levado a efeito ajuda à sustentabilidade económica do concelho”, explicou António Pimentel.

A organização, a cargo do município, estima que durante os três dias do FTT passem por Mogadouro cerca de 10 mil pessoas de vários pontos do país e estrangeiro.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário