Mogadouro: Festival Terra Transmontana assinala elevação a Cidade
No fim-de-semana de 25, 26 e 27 de julho, a cidade de Mogadouro é o palco do XI Festival Terra Transmontana, um evento cultural, musical e gastronómico que decorre na zona histórica desta localidade e este ano tem como tema “Mogadouro de vila centenária a jovem cidade”.

A vereadora da Cultura do município de Mogadouro, Márcia Barros, adiantou que este ano o Festival Terra Transmontana (FTT) visa assinalar a passagem administrativa de vila a cidade.
“O foco deste festival é a celebração da nossa história, identidade e cultura de Mogadouro, até à recente elevação à categoria de cidade”, indicou a autarca mogadourense.
Recorde-se que a 13 de março de 2025, a Assembleia da República aprovou, na generalidade e por unanimidade, a elevação de Mogadouro à categoria de cidade, um momento considerado “histórico”.
A cerimónia de elevação a cidade realizou-se no dia 1 de junho, aquando da festa do padroeiro de Mogadouro, São Mamede. Na edição deste ano do Festival Terra Transmontana, o município de Mogadouro decidiu continuar a assinalar a passagem administrativa de vila a cidade.
“Na tarde de sábado, dia 26 de julho, às 17h30, vai realizar-se uma palestra sobre a história de Mogadouro, que vai contar com a participação da doutora Alegria Marques, É licenciada em História (1974) e doutorada em História da Idade Média (1990), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde é professora catedrática e membro do Centro de História da Sociedade e da Cultura”, informou Márcia Barros.
Agendado para o fim-de-semana de 25, 26 e 27 de julho, o programa do festival apresenta um conjunto de atividades diversificado que vão decorrer junto ao castelo templário, onde são esperados cerca de 15 mil visitantes. Ao longo dos três dias do evento, a animação vai ser uma constante nas ruas da zona histórica de Mogadouro, onde vão ser instaladas 13 tascas tradicionais.
““O Festival Terra Transmontana é já uma marca da cidade e do concelho de Mogadouro. Este evento pretende revitalizar a zona histórica, onde as casas abrem as suas portas e se transformam em locais culturais, gastronómicos, de encontro e de convívio. Nas ruas envolventes ao castelo de Mogadouro, o público tem também a oportunidade de adquirir produtos Origem Mogadouro, em vários pontos de venda”, informou Márcia Barros.
No âmbito musical, o Festival Terra Transmontana (FTT) tem dois palcos instalados no Largo da Misericórdia e no Largo Conde de Ferreira. Na noite de sexta-feira, dia 25 de julho, vão atuar os grupos Triteiros, Criatura e DJ Mazeda. No serão de sábado, dia 26 de julho, sobem ao palco os Batucada, Kumpanhia Algazarra e Trio Alcatifa.
No Domingo, 27 de julho, último dia do Festival Terra Transmontana (FTT), o principal motivo de interesse é o desfile etnográfico pelas ruas da cidade, estando prevista a participação 800 figurantes e vários carros alegóricos, provenientes das 56 localidades do concelho de Mogadouro.
O Festival Terra Transmontana (FTT) é um evento anual organizado pelo município de Mogadouro.
Fonte: Lusa e HA