Mogadouro: Dom Nuno Almeida presidiu à eucaristia no Domingo da Alegria
No âmbito da visita à Unidade Pastoral de Nossa Senhora do Caminho, o Bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, presidiu à celebração da eucaristia, no Domingo, dia 14 de dezembro, na igreja matriz de Mogadouro, tendo animado os mogadourenses a ser “semeadores de paz e alegria”.

A visita pastoral do bispo diocesano à cidade de Mogadouro coincidiu com o III Domingo do Advento, tempo litúrgico que antecede o Natal. Num alusão às leituras da Sagrada Escritura, Dom Nuno Almeida sublinhou a importância de estar atentos e vigilantes para ser semeadores de paz, de bem e de alegria.
“A alegria é dom de Deus e provém de amar e ser amados. A alegria vem de uma atitude paciente, serena e confiante”, disse o prelado.
Na caminhada para o Natal, Dom Nuno Almeida disse que no mundo atual a paciência é outro dom a pedir com inisitência a Deus, dada a tendência humana para querer tudo de uma só vez e apressadamente.
“Precisamos ter paciência conosco próprios; com os outros, porque somos diferentes; e com Deus, que tem o seu tempo e modo próprios para nos ajudar”, disse.
No final da celebração, o bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida sublinhou a importância da formação espiritual dos crentes e das comunidades e incentivou a assembleia a participar no curso bíblico, agendado para o mês de janeiro e que terá lugar na freguesia de Mogadouro, de terça a sexta-feira, das 18h00 às 19h00.
“Outro objetivo da visita pastoral é a realização dos cursos bíblicos, ministrados pelos frades capuchinos, com a finalidade de ensinar os fiéis a conhecer e ler regularmente a Bíblia. Após o curso, pretende-se que haja uma continuidade, com os participantes a formarem grupos bíblicos, que se reúnem mensalmente, para ler e rezar em comunidade. Estes grupos são semeadores de alegria”, animou D. Nuno Almeida.

No concelho de Mogadouro, a quase totalidade das paróquias (com exceção das paróquias de Castro Vicente, Vilar Seco e Porrais que são administradas pelos padres Marianos) corresponde à Unidade Pastoral Senhora do Caminho. Nesta unidade pastoral trabalham os padres Duarte Gonçalves, Nelson Silva, Paulo Jorge Freitas e Pedro Samões e colaboram, ainda que jubilados, o Cónego Artur Lázaro Parreira e o Cónego Dino dos Santos Parra.
De acordo com o pároco de Mogadouro, padre Nélson Silva, a visita pastoral do Bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida vai concluir-se no mês de janeiro de 2026, com as visitas às instituições da cidade e a realização de uma Assembleia Geral da Unidade Pastoral de Nossa Senhora do Caminho.
“A Assembleia Geral da Unidade Pastoral tem o objetivo de promover a sinodalidade (Caminhar juntos) e definir um rumo comum para a igreja diocesana. A assembleia vai reunir representantes de todas as paróquias, movimentos, comissões fabriqueiras, grupos corais, catequese, cáritas e outros membros”, avançou o sacerdote diocesano.
















HA