Mogadouro: “Damendoa” aventurou-se na transformação da amêndoa

Em Mogadouro, a empresa e marca “Damendoa”, criada em 2024, por Cristina Bernardo, aventurou-se na transformação deste fruto seco da região, uma iniciativa empresarial que valoriza a amêndoa e garante mais rendimento económico a esta jovem empresária.

A amendoeira é uma das principais culturas tradicionais em Portugal, sendo que Trás-os-Montes continua a ser uma das regiões onde há mais amendoais. Nas últimas décadas, apesar do abandono de parte significativa do amendoal tradicional, tem-se verificado uma reconversão com a plantação de novos amendoais.

Na aldeia de Saldanha, no concelho de Mogadouro, em 2016, Cristina Bernardo e o marido, Joel, plantaram nove hectares de amendoal, com o objetivo de comercializar o produto “em bruto”.

Contudo, a descida do preço da amêndoa devido à concorrência de Espanha e da Califórnia, os elevados custos da mão-de-obra agrícola e o baixo rendimento económico daí resultante conduziram o jovem casal de Mogadouro a uma encruzilhada: ou se arranca o amendoal ou criam novos produtos com a amêndoa.

Oito anos depois, a 11 de janeiro de 2024, decidiram-se pela aventura empresarial de transformação da amêndoa, de modo a acrescentar valor ao produto final. Os produtos transformados são aqueles que sofrem alguma alteração ao seu estado fresco/puro, desde a mais pequena modificação até à completa alteração do fruto seco.

“Adquirimos uma máquina britadeira para partir a amêndoa, que separa a casca do grão ou miolo. Depois no tapete de escolha, há que selecionar os melhores grãos para depois serem vendidos às pastelarias. Entretanto, em casa, também comecei a confeccionar amêndoa com sabores como a amêndoa torrada, amêndoa salgada e amêndoa caramelizada, produtos que tiveram uma boa aceitação do público, o que me motivou à criação da marca Damendoa”, contou Cristina Bernardo.

Desde então, na fábrica instalada na zona industrial de Mogadouro, Cristina Bernardo, com a ajuda de outra pessoa a tempo inteiro, Raquel, confeccionam nove variedades de amêndoa: torrada, salgada, picante, extra picante, sabores orientais, sabores da Índia, canela, gengibre e caramelizada.

“Na época do inverno, a Damendoa também faz chocolates de amêndoa. Na primavera, fazemos as tradicionais amêndoas de Páscoa. Outro produto novo é a manteiga de amêndoa, que é cada vez mais utilizada na gastronomia”, indicou Cristina Bernardo.

O exemplo bem sucedido desta empresa em Mogadouro, demosntra a tendência crescente verificada em Portugal e no mundo, da procura de novos consumos de amêndoa, em snacks, cereais de pequeno-almoço, produtos de pastelaria, manteigas de amêndoa, bebidas vegetais de amêndoa, sobremesas e gelados, chocolates e pratos gourmet.

Na comercialização, Cristina Bernardo, indicou que a amêndoa partida é vendida diretamente às pastelarias. A amêndoa transformada está à venda em espaços comerciais em Mogadouro e em lojas de produtos regionais em Bragança, Macedo de Cavaleiros, Braga, Guimarães, Felgueiras, Porto e Lisboa.

“O público que pretenda encomendar os produtos Damendoa pode fazê-lo diretamente na fábrica, instalada na zona industrial de Mogadouro, através do site www.damendoa.pt ou ainda através das páginas nas redes socais facebook e instagram”, indicou a empresária.

Atualmente, a marca “Damendoa” é um dos produtos Origem Mogadouro, um projeto do município cujo objetivo é dar a conhecer o concelho através dos produtos endógenos, do artesanato, das tradições e costumes.

“Costumo participar em feiras regionais, como os Gorazes, em Mogadouro, na feira de Trancoso e por exemplo, no fim-de-semana de 15 e 16 de novembro, vou a um certame Figueira de Castelo Rodrigo. Também gostaria de participar em grandes feiras e eventos como a Feira Internacional de Lisboa (FIL) e outros internacionais, para dar a conhecer os nossos produtos”, avançou Cristina Bernardo.

A marca “Damendoa” associou-se ao percurso turístico Rota Norte, o que regularmente traz a Mogadouro visitantes e turistas, sendo uma oportunidade para dar a conhecer e comercializar a amêndoa pura ou transformada.

HA





Deixe um comentário