Mogadouro: 16º Festival de acrobacias aéreas e saltos de paraquedas

No sábado, dia 19 de julho, o aeródromo municipal Mogadouro é a pista de lançamento do 16º festival “RedBurros Fly-In”, um evento de acrobacias aéreas e saltos de paraquedas que podem ser vistos desde o castelo, da agora cidade de Mogadouro.

A vereadora do município de Mogadouro, Márcia Barros, adiantou que nesta edição do Festival de acrobacias aéreas RedBurros Fly-In vão participar cerca de 70 aeronaves, sendo que os pilotos vêm de Portugal, da vizinha Espanha e há também um piloto proveniente da Polónia.

“O ponto de partida do festival aéreo é o aeródromo municipal, onde as aeronaves vão estar em exposição para o público, durante a manhã de sábado, dia 19 de julho. À tarde, a partir das 14h00, o local privilegiado para assistir às acrobacias aéreas e aos saltos de paraquedas é o castelo de Mogadouro. Na zona histórica, as comissões de festas em honra de Santa Ana e Nossa Senhora do Caminho vão instalar espaços com música ambiente, bebidas e petiscos para o público”, informou a autarca.

Quando questionada sobre a visibilidade e o retorno económico que este evento desportivo dá à cidade e ao concelho de Mogadouro, Márcia Barros, respondeu que a afluência de público e a estadia dos pilotos e respetivas equipas tem retorno na hotelaria, na restauração, no comércio e na venda de produtos locais.

“A existência de um aeródromo em Mogadouro é uma mais valia que há que rentabilizar. Este evento do RedBurros Fly-In é único na nossa região, pelo que são esperadas milhares de pessoas aficionadas deste desporto, assim como da área militar e outros públicos, em particular, os vizinhos espanhóis, para acompanhar o espetáculo, em Mogadouro”, prevê.

A designaçãoRedBurros Fly-In” do evento deve-se à localização do aerédromo municipal em Azinhoso, uma freguesia do concelho de Mogadouro, onde se realiza uma feira medieval, no mês de setembro, conhecida pela feira dos burros.

“Com esta designação, o município de Mogadouro pretende destacar dois dos encantos da aldeia do Azinhoso: a ruralidade representada pelos burros e a modernidade dos aviões. ”, explicou Márcia Barros.

O município de Mogadouro acrescentou que ao longo do ano, o aeródromo municipal está em funcionamento e serve como base a vários aeronaves, assim como é o local da realização de outros eventos, como foi recentemente a prova motorizada Drag Racing.

“O aeródromo municipal visa estimular o desenvolvimento da aviação no nordeste transmontano na vertente desportiva, comercial, militar, lazer e turismo”, indica o município mogadourense.

O Festival aéreo “RedBurros Fly-In” é autorizado e supervisionado pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

HA

Deixe um comentário