Miranda do Douro: Três dias de festa em honra de São Judas Tadeu

O bairro da Terronha, em Miranda do Douro, volta a celebrar neste fim-de-semana de 28, 29 e 30 de junho, a festa em honra do apóstolo e mártir, São Judas Tadeu, com arruadas, petiscos, música e no Domingo a festividade culmina com a celebração da missa campal.

A festividade que começou por ser uma celebração entre vizinhos no bairro da Terronha, tornou-se com as várias edições uma festa popular de toda a cidade de Miranda do Douro.

Neste ano, a Festa em Honra de São Judas Tadeu começa na tarde desta sexta-feira, dia 28 de junho, com uma arruada do grupo Tradifols. Segue-se o habitual jantar no recinto da festa, onde são servidos petiscos como os caracóis, bifanas e moelas. Para o serão está programada a atuação do grupo musical DM Produções.

No sábado, dia 29 de junho, a festa reinicia ao final da tarde com a arruada do grupo Manaita Rumbera. Neste segundo dia da festa, ao jantar são servidas sardinhas assadas, entremeada e caldo verde. Ao serão, o grupo Rumo Nordeste vai animar musicalmente a festividade.

Finalmente, no Domingo, dia 30 de junho, a festa em honra de São Judas Tadeu, Apóstolo e Mártir, culmina com a celebração da Missa Campal, às 14h00, junto ao jardim do Arquivo Municipal e à imagem de São Judas Tadeu.

A Festa em Honra de São Judas Tadeu é uma iniciativa da Comissão de Festas da Terronha, que conta com os apoios do município de Miranda do Douro e da freguesia local.

São Judas Tadeu

São Judas Tadeu foi um dos doze Apóstolos de Jesus. 

Segundo o evangelista João, durante a Última Ceia, Judas Tadeu perguntou a Jesus: "Senhor, como Te vais manifestar a nós e não ao mundo?". 

Ao que Jesus respondeu: "Se alguém me tem amor, há-de guardar a minha palavra; e o meu Pai o amará e Nós viremos a ele faremos nele morada"(Jo 14, 22-23). 

A resposta de Jesus significa que Deus deve ser acolhido com o coração. 

O Senhor quer fazer parte da na nossa vida, mas para que isso aconteça há que abrir-Lhe o coração. 

HA

Deixe um comentário