Miranda do Douro: Tabafeia e butelo com cascas destacaram-se no Festival de Sabores Mirandeses

O Festival de Sabores Mirandeses voltou a atrair a vinda de milhares de pessoas à cidade de Miranda do Douro, no fim-de-semana de 13 a 15 de fevereiro, um certame onde o fumeiro foi um dos produtos mais procurados, com duas sessões de culinária dedicadas à tabafeia e ao butelo com cascas.

Na abertura do XXVII Festival de Sabores Mirandeses, o vice-presidente do Turismo Porto e Norte, José Cancela Moura, destacou a singularidade do concelho de Miranda do Dour e os produtos endógenos, o artesanato, as tradições e a gastronomia desta região.

“O Festival de Sabores Mirandeses é muito mais do que um evento gastronómico. Este certame é uma celebração da alma da Terra de Miranda, um território singular, onde encontramos gerações de homens e mulheres de caráter firme, resiliente e profundamente ligados à terra”, disse.

O responsável pelo turismo no norte do país, destacou a cultura tradicional da Terra de Miranda, onde sobressaem a língua mirandesa, a capa d’honras, as danças dos pauliteiros e as raças autóctones.

«Como escreveu Aquilino Ribeiro, em Miranda do Douro, “a tradição não é culto das cinzas, mas a preservação do fogo”. Aqui, as tradições não ficam presas ao passado, renovam-se e ganham uma nova vida a cada geração, transformando-se em valor cultural, social e económico”, acrescentou.

Referindo-se concretamente à afluência de turistas ao concelho de Miranda do Douro, Cancela Moura, indicou que em 2024, registaram-se 22 mil hóspedes.

“Este resultado é fruto de uma estratégia consistente e de um trabalho coletivo que envolve a autarquia, a comunidades intermunicipal, as associações do setor e sobretudo os agentes privados – empresários, produtores, artesãos e operadores turísticos – que com dedicação, coragem e visão constroem diariamente este território”, justificou.

A seu lado, a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, destacou a qualidade dos produtos locais e enfatizou que a gastronomia também é um importante legado cultural que traz retorno económico à região.

“Nesta época fria do ano, alguns dos produtos mais procurados são as peças de fumeiro. Entre estas, está a tabafeia (a alheira, em mirandês). No mesmo âmbito, verificámos que a tradição familiar de confeccionar as tabafeias ou alheiras desperta o interesse do público vindo de outras regiões e por isso organizámos duas sessões culinárias, no decorrer do Festival de Sabores Mirandeses. Para nós, é um motivo de grande satisfação que Miranda do Douro também seja reconhecida através da nossa gastronomia, com o fumeiro, à posta à mirandesa, o cordeiro mirandês e a bola-doce”, disse a autarca de Miranda do Douro.

De visita a Miranda do Douro, o Chefe Marco Gomes, presenteou o público com uma sessão de culinária dedicada à confecção da tabafeia. O conceituado cozinheiro afirmou que a gastronomia é uma riqueza de cada região, que importa preservar e valorizar.

“Miranda do Douro é uma das regiões de Portugal que se destaca pela existência de produtos de excelência e pratos gastronómicos sobejamente conhecidos, como são a carne mirandesa, o cordeiro mirandês e o fumeiro proveniente do porco bísaro. Estes produtos e os pratos gastronómicos que lhe estão associados motivam muitas pessoas a visitar esta região”, disse o cozinheiro.

Cândida Camarinha veio de Vila Nova de Gaia passar o fim-de-semana a Miranda do Douro. Integrada num grupo de 14 amigos caminheiros, a visitante expressou satisfação pelo acolhimento e as condições encontradas na região.

“É a primeira vez que venho a Miranda do Douro e estou muito bem impressionada com a cidade e a beleza natural envolvente, o que torna esta região muito apetecível para a realização de atividades na natureza, como são as caminhadas. Por coincidência, esta nossa estadia em Miranda do Douro aconteceu no Festival de Sabores Mirandeses, onde tive oportunidade de provar alguns dos produtos locais, como o queijo, o fumeiro e os doces tradicionais”, disse.

De visita ao Festival de Sabores Mirandeses, o espanhol, Francisco Fernandez, veio de Salamanca, acompanhado da família para passear, almoçar na cidade e adquirir alguns produtos no certame.

“Percorremos 80 quilómetros para passar o dia nesta bonita cidade fronteiriça de Miranda do Douro. Aproveitamos o dia de sol, para passear, visitar o festival de Sabores Mirandeses, onde comprámos alguns produtos locais como o queijo e bola-doce mirandesa. Ao almoço vamos comer o delicioso bacalhau português”, disse.

O Festival de Sabores Mirandeses é um evento anual organizado pelo município de Miranda do Douro, com o objetivo de dinamizar a economia do concelho e da região. Para reforçar a identidade cultural da Terra de Miranda, o certame contou com participação das marcas identitárias da região, como são a língua e cultura mirandesa, as raças autóctones, a música dos gaiteiros e danças dos pauliteiros.

HA







Deixe um comentário