Miranda do Douro: Renúncia quaresmal destina-se à reconstrução da hospedaria do mosteiro de Palaçoulo
Iniciou-se a 14 de fevereiro o tempo litúrgico da Quaresma, com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, na concatedral de Miranda do Douro, onde o padre Manuel Marques apelou à renúncia quaresmal para apoiar a reconstrução da hospedaria do mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo.
Na homilia da celebração que deu início à Quaresma – o tempo litúrgico de 40 dias de preparação para a Páscoa – o pároco de Miranda do Douro leu a mensagem “Tempo para crer, esperar e amar”, escrita pelo bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida.
Na referida mensagem, o bispo diocesano salienta que a Quaresma é um tempo propício para exercitar a caridade, o jejum e a penitência, atitudes que permitem estar mais conscientes da ação de Deus nas nossas vidas.
“A Quaresma é um tempo para acreditar, ou seja, para receber a Deus na nossa vida permitindo-Lhe fazer morada em nós (cf. Jo 14,23)”, sublinha.
Na mensagem quaresmal, o bispo diocesano enfatiza a virtude da esperança e recomenda o sacramento da reconciliação nesta caminhada para a Páscoa.
“Recebendo o perdão no sacramento da reconciliação, que está no centro do nosso processo de conversão, tornamo-nos, por nossa vez, doadores de perdão”, disse.
Na mensagem, Dom Nuno Almeida destaca também à importância da oração.
Sobre a caridade, o pároco de Miranda do Douro referiu-se ao imperativo de apoiar a comunidade das monjas trapistas, que desde 2019 estão a fundar o novo Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo.
“Este ano, a renúncia e partilha quaresmal de toda a diocese de Bragança – Miranda destina-se à reconstrução da hospedaria do mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, dado que o grave incêndio de 27 de janeiro destruiu o telhado, sótão e grande parte do primeiro andar”, disse.
Segundo o pároco, algumas salas da hospedaria eram utilizadas como escritórios e áreas de trabalho – lavandaria, armazém e embalagem da confeitaria – “e o incêndio danificou-as gravemente”, inutilizando parcial ou totalmente as salas, as máquinas e o material armazenado.
O padre Manuel Marques acrescentou que o mosteiro que está a ser construído em Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro é já um importante centro de espiritualidade cristã, que atrai a vinda de muitas pessoas de outras regiões do país e do estrangeiro.
A diocese divulga também o número da conta bancária do mosteiro para aqueles que queiram contribuir com donativos (PT50 0045 2260 4029 1080 1063 2).
HA