Miranda do Douro: Presidente da ACIMD apela à transição digital das empresas
A Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD) realizou no dia 27 de março, a eleição dos órgãos sociais para o triénio 2025-2028, tendo sido reeleito presidente, Bruno Gomes, que definiu como prioridades o envolvimento dos empresários, a transição digital dos negócios e a implementação do Bairro Comercial Digital.

O acto eleitoral decorreu na assembleia geral da ACIMD, que teve lugar no serão do dia 27 de março, no miniauditório municipal, em Miranda do Douro.
O empresário, Bruno Gomes, foi reeleito presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), tendo Emanuel Soares, como vice-presidente e Desidério Pires, como tesoureiro.
Ao perspectivar o triénio 2025-2028, o presidente da ACIMD, Bruno Gomes definiu como prioridades “aumentar o número de associados e motivá-los a ser mais participativos na definição da estratégia comercial e industrial para o concelho de Miranda do Douro”.
“Outra prioridade para a direção da ACIMD é apoiar os empresários do concelho de Miranda do Douro a concretizarem a transição digital dos negócios. Hoje em dia, para além das lojas físicas, é fundamental que as empresas tenham uma presença digital”, sublinhou.
Sobre a implementação do «Bairro Comercial Digital “La Nubre an Miranda”», Bruno Gomes indicou que o concurso público para a adjudicação do projeto está na fase final.
“O Bairro Comercial Digital vai permitir aos empresários a digitalização dos processos comerciais, tornando-os mais modernos e eficientes. Outras vantagens do bairro digital são a expansão dos negócios locais, através da venda online de produtos e serviços; o aumento da visibilidade do negócio com novas estratégias de marketing; e a conexão das ruas da cidade de Miranda do Douro com rede Wi-Fi, para aproximar comerciantes e clientes”, disse.
O dirigente associativo indicou ainda que a criação do Bairro Comercial Digital implica a instalação de mupis e outdoors digitais, nas ruas comerciais de Miranda do Douro, para a divulgação de informações e conteúdos comerciais.
“Simultaneamente, o município de Miranda do Douro vai embelezar as quatro ruas que integram bairro comercial digital, com elementos decorativos alusivos à identidade cultural da Terra de Miranda. Cabe aos empresários decorar as montras.”, indicou.
Na cidade de Miranda do Douro, o Bairro Comercial Digital “La Nubre an Miranda” é implementado em todos os estabelecimentos comerciais, localizados nas ruas: 25 de Abril, do Mercado, 1º de Maio, das Arribas, do Penedo Amarelo, Largo da Pousada e Largo da Moagem.

“O projeto inclui ainda a criação de um website e uma aplicação móvel (app) do bairro, bem como uma plataforma de e-commerce destinada à criação de um Marketplace, através do qual o público poderá realizar visitas virtuais às lojas comerciais”, informou Bruno Gomes.
Entre os produtos e serviços locais que poderão ter maior procura no Bairro Comercial Digital “La Nubre an Miranda”, destacam-se produtos originários da região, como o fumeiro, a doçaria tradicional, o vinho, o azeite, a carne, o artesanato, os workshops de língua mirandesa, as danças dos pauliteiros, os passeios na natureza e o turismo em espaços rurais.
HA
Fotos: ACIMD