Miranda do Douro: Portugueses venceram espanhóis no estágio de voleibol

De 1 a 4 de julho, o pavilhão multiusos, em Miranda do Douro, foi o local do estágio internacional de voleibol, das equipas de sub-21 de Portugal e de Espanha, uma competição que serviu de preparação para o europeu de 2026 e na qual os portugueses se superiorizaram aos espanhóis, com duas vitória e uma derrota.

Nos três jogos realizados em Miranda do Douro, a seleção portuguesa de sub-21 alcançou duas vitórias e uma derrota, diante da seleção espanhola.

O vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, agradeceu a escolha de Miranda do Douro, para a realização de mais um estágio internacional de voleibol, desta vez na categoria sub-21 masculinos.

“Recebemos com muito agrado a visita e a estadia destas seleções jovens de voleibol. Para além da promoção da modalidade junto dos jovens mirandeses, esta estadia é também um meio de promoção turística de Miranda do Douro, pois os jovens atletas motivam a vinda dos seus familiares e amigos”, disse.

O autarca de Miranda do Douro acrescentou que as seleções sub-21, de Portugal e de Espanha, ficaram hospedadas no Centro de Acolhimento Juvenil do Barrocal do Douro e no Centro de Formação Agrícola, em Malhadas, respetivamente.

O selecionador nacional, João Franco, explicou que o estágio internacional serve de preparação para o campeonato europeu, que vai decorrer em Portugal, no Algarve, no próximo ano de 2026.

“Como equipa anfitriã do europeu, Portugal está diretamente apurado. Ainda assim é importante competir com as melhores seleções, para chegarmos ao campeonato europeu em bom nível”, informou.

O treinador de Portugal indicou ainda que no estágio internacional, em Miranda do Douro, a equipa portuguesa foi formada por 12 jogadores, provenientes de vários clubes de norte a sul do país.

Questionado sobre a evolução do voleibol, em Portugal, João Franco afirmou que a modalidade está a desenvolver-se e houve significativas melhorias em aspetos do jogo, como o serviço mais agressivo e as estratégias de bloco defensivo que dificultam o desempenho dos atacantes adversários.

“A prática do desporto em geral e do voleibol em particular, dá aos jovens disciplina, companheirismo e trabalho de equipa. O voleibol motiva os jovens a crescer em valores como a dedicação e o trabalho”, disse.

Por sua vez, o selecionador espanhol, Carlo Ferreira, treinador da equipa sub-21, referiu que os três jogos realizados com Portugal, serviram de preparação para a qualificação para o Europeu, que começa na semana de 7 a 11 de julho.

“A qualificação vai realizar-se já na próxima semana, na Bulgária. O estágio e os jogos amigáveis com a equipa portuguesa foram muito úteis, dado que se trata de uma excelente equipa, que aproveitam muito bem os seus pontos fortes, erram pouco e dificultam muito o jogo contrário”, indicou.

Na estadia em Miranda do Douro, a equipa espanhola trouxe jogadores de várias regiões de Espanha, como a Galiza, Ilhas Canárias, Madrid, Andaluzia, que visitaram pela primeira vez a cidade fronteiriça de Miranda do Douro.

“É uma cidade antiga e muito bonita. Tivemos oportunidade de caminhar desde o estádio municipal Santa Luzia e entrámos na zona histórica pelas antigas portas da cidade, para chegar à praça Dom Joáo III, onde provámos os saborosos pasteis de nata”, disse o selecionar, Carlo Ferreira.

No primeiro jogo, a equipa portuguesa venceu por 3 sets a 1, com os parciais de 25-22; 25-19; 25-18; e 22-25.

No jogo 2, realizado a 3 de julho, a seleção jovem espanhola venceu os portugueses por 2-3, com os parciais de 23-25; 25-23; 25-21; 26-28,; e 10-15.

A 4 de julho, no último jogo, a seleção portuguesa voltou a vencer por 3-1, com o resultado de 26-28; 25-17; 25-22; e 25-11.

A vitória portuguesa deveu-se ao bom desempenho no serviço, no bloco defensivo e na recepção.

HA

Deixe um comentário