Miranda do Douro: Peregrinos caminharam para a Festa de Nossa Senhora do Naso
Na manhã de Domingo, dia 7 de setembro, foram muitos os peregrinos de várias localidades do planalto mirandês, que se fizeram à estrada e aos caminhos rurais para caminhar até ao Santuário do Naso, onde se celebra a 8 de setembro, a Festa da Natividade de Nossa Senhora.
A presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, foi uma das peregrinas ao participar no passeio pedestre de 15 quilómetros, desde a cidade de Miranda do Douro até ao Santuário de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa.
“Este ano, o passeio até ao Naso, que tradicionalmente se realiza aos fins-de-semana para permitir a participação de um maior número de pessoas coincidiu com os dias da festa em honra de Nossa Senhora do Naso. Pela grande adesão de pessoas, estamos muito satisfeitos com a caminhada e o convívio que esta festa proporciona”, disse a autarca mirandesa.
Para o sucesso do passeio, Helena Barril, agradeceu o trabalho conjunto e a colaboração entre os funcionários do município e a comissão de festas em honra de Nossa Senhora do Naso.

O jovem casal, Leonel Marcos e Clara Martins, ambos naturais de Miranda do Douro, foram dois dos cerca de 200 peregrinos que caminharam até ao Naso.
“Recentemente regressámos a Miranda do Douro e decidimos participar no passeio pelo bem que faz o exercício físico, pela oportunidade em contemplar a beleza natural do planalto mirandês e também pelo convívio com as gentes da nossa terra!”, justificaram.
Da aldeia da Póvoa, Marta Falcão veio acompanhada do marido e da filha, para juntos participarem no passeio. Esta família, está a gozar um período de férias na região, antes do regresso a Benavente, onde vivem a trabalham.
“Todos os anos gozamos um período de férias na aldeia da Póvoa, de onde sou natural e este ano decidimos participar no passeio até ao Naso. Os benefícios do passeio são a saúde física, o convívio, a participação nas celebrações religiosas e a oportunidade em reencontrar pessoas amigas”, disseram.
De Águas Vivas, Jéssica Gonçalves foi uma das 10 pessoas que vieram a pé até ao Santuário do Naso. O grupo saiu às 8h00 da manhã, caminhou ao longo de 16 quilómetros e chegaram ao Naso, às 11h30 da manhã.
“Em Águas Vivas, temos o hábito de realizar caminhadas em grupo. Este ano, na vinda para o Naso decidimos vir por Duas Igrejas e o passeio correu muito bem. Após a chegada, almoçamos e passamos o dia na festa, a conviver, a passear na feira e a assistir e dançar nos concertos musicais”, disse.
De Vimioso, um grupo de 13 pessoas percorreu 18 quilómetros, na manhã de Domingo, com o mesmo proposito de chegar ao Santuário do Naso. Carlos Ventura, foi um dos peregrinos vimiosenses.
“Saímos de Vimioso às 6h00 da manhã, passámos por São Joanico, Especiosa e chegámos ao Naso às 10h30. Viemos pelo convívio, pelo bem que faz a atividade física e também pela devoção a Nossa Senhora do Naso. Após a chegada ao santuário, um dos melhores momentos é o reconfortante almoço convívio entre todos”, disse o peregrino vimiosense.
Da aldeia espanhola, de Moveros, vieram os amigos, José Luís e Moisés, para participar no passeio pedrestre pelo planalto mirandês até ao Naso. Habituais caminhantes, aos fins-de-semana, os vizinhos espanhóis revelaram que anteriormente já haviam feito o percurso da ermida da Luz até ao Naso.
“Aos Domingos, temos o hábito de realizar caminhadas na região e desta vez decidimos participar no passeio de Miranda do Douro até ao Naso. A romaria do Naso também é muito conhecida em Espanha, pela celebração religiosa e a feira, que despertam o interesse de muitas pessoas. Nós, os espanhóis, também temos a tradição de ir almoçar e passar o dia no Naso”, disseram.

A Festa em honra de Nossa Senhora do Naso, cujo dia grande é o 8 de setembro, celebra a Natividade da Virgem Santa Maria. Neste dia, a festividade tem como maior destaque a celebração da missa campal, às 14h00, seguida da procissão.
Durante o dia, no recinto do Santuário do Naso, decorre a feira franca e à noite a festa encerra com os concertos musicais dos grupos Mega W e Costa Verde.



































































HA