Miranda do Douro: Paróquias participaram nos 479 anos da diocese

No Domingo, dia 26 de maio, a cidade de Miranda do Douro engalanou-se para comemorar os 479 anos de fundação da diocese, numa cerimónia religiosa que contou com a participação das várias paróquias do concelho, no desfile, na missa solene e na procissão.

Na procissão final pelas ruas da zona histórica de Miranda do Douro, os representantes das paróquias empunharam as respetivas cruzes e estandartes.

A comemoração do 479º aniversário da diocese de Bragança-Miranda iniciou-se na manhã de Domingo, com o repicar dos sinos, em todas as igrejas do concelho de Miranda do Douro.

Das várias paróquias vieram até à cidade de Miranda do Douro, os seus representantes transportando as cruzes e os respetivos estandartes, para participar no desfile até à concatedral, onde se celebrou a Eucaristia.

Na celebração religiosa, que este ano coincidiu com solenidade da Santíssima Trindade, o pároco de Miranda do Douro, padre Manuel Marques, lembrou a importância de assinalar a data da fundação da diocese, ocorrida a 22 de maio de 1545.

Recorde-se que até 1545, a região de Miranda do Douro pertenceu à Arquidiocese de Braga. E foi a 22 de Maio de 1545, o Papa Paulo III, a pedido do Rei D. João III, criou a diocese de Miranda do Douro, constituída pelos arciprestados de Miranda do Douro, Bragança, Lampaças, Mirandela e Monforte.

“Esta celebração do aniversário da diocese de Bragança-Miranda começou como acontece com as coisas de Deus: de um modo simples e depois vai crescendo, crescendo até se tornar em algo frondoso, ou seja, com muitos ramos ou participantes”, disse.

O pároco de Miranda do Douro agradeceu a colaboração da Câmara Municipal na organização do programa festivo, que contou com a participação das seguintes paróquias do concelho: Miranda do Douro, Sendim, Águas Vivas, Duas Igrejas, Genísio, Malhadas, Palaçoulo, Picote, Póvoa, São Martinho, Vila Chã da Braciosa, Constantim, Cicouro, Ifanes, Paradela, Atenor e São Pedro da Silva.

Referindo-se ainda à história da diocese, o padre Manuel Marques sublinhou a importância de preservar e restaurar o património religioso, existente em todas as paróquias do arciprestado de Miranda.

Sobre a solenidade da Santíssima Trindade, o sacerdote destacou o mandato de Jesus a cada cristão, de assumir a responsabilidade de anunciar o evangelho “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

“A trindade de Deus lembra-nos que também a Igreja e cada comunidade cristã deve ser una. Contudo, como ensina São Paulo, unidade não significa uniformidade! Pode haver unidade na diversidade, desde que movidos pelo mesmo Espírito de bondade, de serviço, de respeito e de amor uns para com os outros”, ensinou.

A celebração religiosa na concatedral prosseguiu depois com a procissão pelas ruas da zona histórica de Miranda do Douro.

O 479º aniversário da fundação da diocese de Bragança-Miranda encerrou com um almoço convívio, oferecido pelo município de Miranda do Douro, aos representantes das paróquias que se deslocaram à cidade para participar no desfile, na celebração religiosa e na procissão.

HA

Deixe um comentário