Miranda do Douro: Município aprovou orçamento para 2026
A câmara Municipal de Miranda do Douro, liderada pela social-democrata, Helena Barril, aprovou, por maioria, o orçamento municipal para 2026, com uma dotação de 29 milhões de euros, sendo que 1,7 milhões destinam-se à modernização do sistema de abastecimento de água à população.

“O orçamento municipal para 2026 tem mais 4,1 milhões de euros face a 2025 e afirma-se como um orçamento de proximidade, de combate e de esperança, refletindo o compromisso do executivo municipal com a proteção dos cidadãos e de futuro para o concelho de Miranda do Douro”, explicou a presidente da câmara, Helena Barril.
Segundo a autarca mirandesa, foi aprovado com os votos a favor da maioria PSD, a que se juntou também um voto a favor do PS e uma abstenção também do PS.
“Este reforço orçamental traduz uma estratégia de crescimento sustentado e responsável, orientada para as reais necessidades da população”, sublinhou.
Segundo Helena Barril, o documento evidencia um esforço claro de rigor financeiro, com o aumento da arrecadação de receitas de capital e a redução da despesa corrente prevista.
“O orçamento para 2026 adota ainda uma política fiscal competitiva, assumidamente amiga das famílias e das empresas, com o objetivo de impulsionar a recuperação social e económica do concelho, reforçando a coesão territorial e a qualidade de vida dos mirandeses”, acrescenta.
No campo dos investimentos, destacam-se os apoios de 350 mil euros para os dois corpos de bombeiros do concelho (Miranda do Douro e Sendim) para o transporte de doentes oncológicos.
No campo da agricultura, pecuária e indústria está previsto um investimento de um milhão de euros para o próximo ano.
Há projetos com candidaturas aprovadas como é o caso dos sistemas de abastecimento de água e saneamento no montante de 1,7 milhões de euros, destinado a vários pontos do concelho.
Helena Barril fala ainda na criação de um corredor ecológico ao longo da área concelhia do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI)
No campo dos impostos, o IMI vai de 0,3% a 0,8%. O IRS está fixado na taxa de 2,5 %. Já a Derrama é de 1,5% aplicável aos setores da branca e aos centros eletroprodutores.
Do lado da oposição do PS, o vereador sem pelouros António Ribeiro disse que votou a favor, mas os dois eleitos vão ser fiscais da execução deste orçamento aprovado para 2026.
O Executivo municipal de Miranda do Douro é composto por cinco elementos, dos quais três foram eleitos pelo PSD e dois pelo PS.
O PSD tem igualmente maioria na Assembleia Municipal.
O orçamento foi votado a 29 de dezembro na Assembleia Municipal.
Fonte: Lusa | Foto: Flickr