Miranda do Douro: Iluminação de Natal embeleza a cidade
A cidade de Miranda do Douro inaugurou a decoração e iluminação de Natal, um investimento que segundo a presidente do município, Helena Barril, pretende assinalar a importância desta época festiva para os mirandeses e tornar a cidade mais bonita e apelativa para os visitantes e turistas.
A cerimónia de inauguração, da iluminação de Natal e sonorização das ruas, realizou-se na praça Dom João III, junto à árvore de Natal, onde a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, justificou o investimento de 79 mil euros, com o objetivo de embelezar a cidade e torná-la mais apelativa para a população, assim como para os visitantes e turistas que visitam a cidade nas festas de Natal e Final de Ano.
Também presentes na inauguração, Helena Ortega e os filhos, Rodrigo e Madalena, residentes em Miranda do Douro, expressaram idêntico entusiasmo pela quadra natalícia.
“É sempre entusiasmante ver a nossa cidade cada vez mais iluminada, a anunciar a chegada do Natal.”, disseram.
Já o jovem casal de namorados, Daniel e Núria, vieram de Moralina de Sayago (Espanha), para passear em Miranda do Douro, no dia em que foi acesa a iluminação natalícia.
“Gostamos muito de vir a Miranda e este ano a decoração de Natal está belíssima”, disseram.
Por sua vez, o casal de turistas ingleses, Robert e Penny, também de visita à cidade, ficaram agradados com a beleza da decoração e das luzes de Natal pelas ruas da cidade.
“Há seis anos estivemos em Miranda do Douro e neste regresso verificámos que a cidade está mais bonita e acolhedora, E a prova disso é a ornamentação natalícia que está esplêndida”, disseram.
A par da decoração e iluminação de Natal, de 15 de dezembro até 7 de janeiro, o Largo do Castelo, em Miranda do Douro, volta a ser a “Tierra Natal”, um espaço de diversão e animação, onde os mirandeses e os visitantes poderão usufruir da pista de gelo, insufláveis, casa do Pai Natal, música, dança, animação de rua e o comboio turístico.
“Com este programa pretendemos fazer da época natalícia e do fim de ano, uma oportunidade para atrair mais público a Miranda do Douro, de modo a promover as compras no comércio tradicional e aumentar afluência de clientes aos restaurantes e a estadia nos hotéis e alojamentos turísticos”, justificou a autarca, Helena Barril.
Outra iniciativa do município de Miranda do Douro para dinamizar o comércio local é o concurso “Montras de Natal no Comércio Tradicional”, que em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Miranda do Douro (ACIMD) visa preservar a tradição natalícia e tornar os espaços comerciais mais apelativos para o público.
Em Miranda do Douro, as celebrações de Natal prolongam-se até 6 de janeiro, Dia de Reis, data em que os vizinhos espanhóis entregam e abrem os presentes, à semelhança do que fizeram os magos do Oriente, ao oferece outro, incenso e mirra ao Deus-Menino.
HA