Miranda do Douro: Hotel Vila Galé Mirandum em discussão pública

A Câmara Municipal de Miranda do Douro informa, através do sítio eletrónico, que vai proceder à abertura, a 20 de agosto, do período de Discussão Pública da proposta de implantação do empreendimento de caráter estratégico, o Hotel Vila Galé Mirandum.

De acordo com o vereador do município de Miranda do Douro, Vitor Bernardo, o regulamento do Plano Diretor Municipal (PDM), prevê que nas zonas onde não estão previstos loteamentos, urbanizações e edificações se possam criar empreendimentos estratégicos.

“Um empreendimento estratégico. entre outras razões, tem um valor de investimento superior a cinco mil índices de Apoios Sociais (IAS), ou seja, igual ou superior a 2 milhões e quinhentos mil euros, como é o caso do projeto de construção do Hotel Vila Galé, em Miranda do Douro, pois o investimento está ordem dos 15 a 20 milhões de euros”, justificou.

O autarca argumentou ainda que este novo empreendimento hoteleiro, na cidade de Miranda do Douro, é um hotel de quatro estrelas, que vai criar 40 postos de trabalho diretos.

“O Hotel Vila Galé Mirandum vai ser um empreendimento turístico único na região de Trás-os-Montes e vai atrair um novo segmento de turistas à nossa região. Para além disso, localmente, este novo complexo hoteleiro vai recorrer aos serviços e adquirir produtos existentes na cidade e no concelho de Miranda do Douro”, justificou.

Por estes motivos, o atual executivo do Município de Miranda do Douro considera que a implantação desta nova unidade hoteleira é um empreendimento estratégico para o desenvolvimento económico e social do concelho, à semelhança do que acontece com a recente construção do Mosteiro Trapista, em Palaçoulo.

A discussão pública sobre o valor estratégico deste novo empreendimento decorre ao longo de 20 dias uteis (contados a partir do 5.º dia útil a seguir à data de publicação do Aviso no Diário da República), ou seja, até 16 de setembro.

“Os documentos para consulta pública estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Miranda do Douro. Quem pretenda participar na discussão pública, pode fazê-lo preenchendo a ficha de participação, expondo os seus argumentos legais e entregando a declaração por email ou presencialmente, no Balcão Único do Município”, indicou o autarca.

Finalizado o período de discussão pública, compete à Assembleia Municipal de Miranda do Douro decidir, com base em critérios legais, se a construção do novo “Hotel Vila Galé – Mirandum” é ou não, um empreendimento estratégico para a cidade e o concelho de Miranda do Douro.

Recorde-se que a 23 de maio do corrente ano, foi assinada a escritura pública, segundo a qual o município de Miranda do Douro cedeu ao grupo Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A., após concurso público e pelo prazo de 60 anos, um terreno com uma área aproximada de 41 mil metros quadrados localizado nas imediações da barragem de Miranda.

Segundo o projeto, esta nova unidade hoteleira de 4 estrelas, vai disponibilizar entre outras valências, 100 quartos, restaurante, ginásio, piscina interior e exterior, spa, solário, sala de massagens, parque aquático, parque infantil, campo de padel, recinto polidesportivo, sala de reuniões, centro de congressos e outros espaços de lazer.

HA

Deixe um comentário