Miranda do Douro: Foi inaugurado o Balcão de Inclusão
No dia 3 de outubro foi inaugurado em Miranda do Douro, o Balcão da Inclusão, um novo serviço municipal que visa prestar informações e apoio especializado a pessoas com deficiência e/ou incapacidade.
Este novo serviço municipal resulta de uma parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.) e o município de Miranda do Douro e visa dar respostas fundamentadas e adequadas às pessoas com deficiência e/ou incapacidade que residem no concelho.
A inauguração do Balcão da Inclusão contou com as presenças do presidente do INR, I.P., Rodrigo Ramos, do diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Bragança, Jorge Fidalgo, do vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, assim como dos técnicos municipais e um grupo de pais e pessoas com deficiência (que estão a desenvolver diligências para criar uma associação no concelho de Miranda do Douro).
As visitas regionais e distritais têm como objetivo criar laços, partilhar conhecimentos e boas práticas entre as diferentes regiões e apoiar o funcionamento dos Balcões de Inclusão (BI). Paralelamente, estas ações refletem o compromisso do INR, I.P., em garantir que os BI sejam recursos eficazes e acessíveis em todas as regiões, contribuindo para a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e/ou incapacidade.
Em Miranda do Douro, o Balcão da Inclusão funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30, no rés-do-chão do antigo edifício da UTAD. Este novo serviço municipal tem como destinatários as pessoas com deficiência e/ou incapacidade, os seus familiares e outros interessados nesta área de intervenção social.
HA