Miranda do Douro: Fim-de-semana gastronómico “Butelo com cascas”

Neste fim-de-semana de 13 a 15 de fevereiro, os restaurantes e casas de turismo rural do concelho de Miranda do Douro apresentam ao público o cozido de “Butelo com cascas”, uma iniciativa gastronómica e turística que decorre, em simultâneo, com o Festival de Sabores Mirandeses.

O Fim-de-semana Gastronómico é uma iniciativa conjunta do Turismo Porto e Norte de Portugal e do Município de Miranda do Douro e tem como objetivo convidar o público a descobrir a região da Terra de Miranda, através da gastronomia.

Durante o inverno e por ocasião do fabrico do fumeiro, o butelo cozido com as cascas, é um prato muito apreciado na região do nordeste transmontano. O butelo é um enchido feito com pequenos ossos de carne do espinhaço e costela de porco. O butelo é cozido com feijão seco com casca, sendo que antes o feijão é demolhado durante várias horas.

No concelho de Miranda do Douro, aderiram à iniciativa “Este fim-de-semana é para sair da casca”, 13 restaurantes e casas de turismo rural.

A iniciativa pretende valorizar a gastronomia, dinamizar os restaurantes e empreendimentos turísticos, aproximando os visitantes da autenticidade de cada território.

“Cada prato conta uma história de tradição: produtos locais e receitas identitárias que preservam o sabor da região Norte. E, ao lado, numa perfeita simbiose, o vinho assume o seu lugar natural, revelando paisagens e castas que aprofundam a experiência gastronómica e tornam a refeição memorável”, pode ler-se.

No fim-de-semana de 13, 14 e 15 de fevereiro, a cidade de Miranda do Douro é também o palco do XXVII Festival de Sabores Mirandeses. Trata-se de um certame anual de gastronomia e artesanato, que nesta edição tem como destaques as sessões de culinária dedicadas à tabafeia e ao caldo de cascas, as montarias ao javali e os concertos musicais dos Zingarus, Atoa e Cláudia Martins & Minhotos Marotos.

HA

Deixe um comentário