Miranda do Douro: Feriado em Espanha trouxe muitos visitantes à cidade
Neste dia 12 de outubro, feriado nacional em Espanha (Dia da Hispanidade), muitos espanhóis aproveitaram o dia para viajar até cidade fronteiriça de Miranda do Douro, onde gostam de passear, de almoçar e fazer compras no comércio local.
As festas de Nossa Senhora do Pilar, em Saragoça (Espanha), começam no dia 3 de outubro, com a novena e terminam no dia 12, Dia da Virgem do Pilar, com a missa seguida da procissão.
Neste dia feriado nacional em Espanha, Elzo Fernandez, natural de Valladolid (Espanha) revelou que, com a família, costumam visitar Miranda do Douro. Neste passeio percorrem cerca de 170 quilómetros, para visitar a cidade fronteiriça, almoçar nos restaurantes locais e comprar roupa ou artigos têxteis, no comércio local.
Em Miranda do Douro, a população local recebe com agrado a afluência de visitantes espanhóis. Hugo Pires, funcionário bancário, sublinhou a importância que o público espanhol continua a ter para os vários setores de atividade na cidade, com destaque para o turismo, o comércio local, a restauração e a hotelaria.
“Os nossos vizinhos espanhóis gostam muito de visitar Miranda do Douro, onde aproveitam para passear pela cidade, para almoçar nos restaurantes locais e fazer compras nos estabelecimentos comerciais. Com a inflação, as compras não são muitas, mas mesmo assim há alguma procura de móveis, têxteis, produtos alimentares e lembranças de Miranda do Douro”, disse.
Relativamente à recente inauguração da arte urbana, nas paredes do mercado municipal, Hugo Pires, felicitou o município pela iniciativa, pois considera que é um meio de promover a cultura local, neste caso as raças autóctones, através da arte.
“Ficou muito bem! No lugar de paredes despidas e sujas surgiram sugestivas pinturas das ovelhas mirandesas, do burro de Miranda e dos bovinos mirandeses! É um modo de realçar as nossas raças autóctones!”, destacou.
A propósito das pinturas murais, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, justificou que com esta intervenção pretende modernizar a cidade e torná-la mais apelativa, quer para a população local, quer para os visitantes.
“Fazendo uso das raças autóctones e da capa d’honras mirandesa, dois símbolos identitários da região e portanto duas atrações turísticas, queremos aproveitar estes recursos para embelezar a cidade e incutir um maior desenvolvimento económico do concelho”, justificou.
A inauguração das pinturas murais no mercado municipal e na zona envolvente, coincidiu com a abertura do miradouro das arribas, o que torna a cidade ainda mais convidativa para o turismo.
“Após o desmantelamento do miradouro para a aplicação das devidas correções e medidas de segurança, o miradouro das arribas foi finalmente aberto ao público. A conclusão das pinturas murais e a abertura do miradouro foi uma feliz coincidência, que traz mais valor à cidade”, disse.
Em 2024, a autarca de Miranda do Douro adiantou que vão continuar a realizar-se outras pinturas murais, alusivas à identidade cultural da região, desta vez no centro histórico da cidade.
Festa Nacional de Espanha ou Dia da Hispanidade A Festa Nacional de Espanha ou Dia da Hispanidade é celebrado anualmente a 12 de outubro. Este dia foi escolhido por coincidir com a data de descoberta da América («Novo Mundo») pelo navegador Cristóvão Colombo, a 12 de outubro de 1492. A descoberta foi feita ao serviço dos Reis de Castela e Aragão, que apoiaram o projeto do navegador. É um dia que pretende unir os espanhóis em torno de uma identidade espanhola, apesar da diversidade de culturas dentro do país. Para celebrar a importância da data, são realizadas, por toda a Espanha, cerimónias m que as ruas se vestem de vermelho e amarelo. Neste dia, tem lugar uma grandiosa parada militar da "Patrulla Águila" (esquadrilha acrobática espanhola) no centro de Madrid, seguida de um desfile ao longo do Paseo de la Castellana. De acordo com o protocolo, as comemorações prosseguem com a família real espanhola a presidir o ato solene de homenagem à bandeira nacional. Fonte: Centro de Informação Europeia Jacques Delors
HA