Miranda do Douro: Executivo municipal informou sobre o trabalho realizado em quatro meses
No decorrer da assembleia municipal, realizada a 18 de fevereiro, o executivo liderado por Helena Barril deu a conhecer ao vereador da oposição, aos presidentes de freguesias e aos deputados municipais, o trabalho realizado nestes primeiros quatro meses de governação do concelho de Miranda do Douro.
A assembleia municipal realizou-se no mini-auditório da Câmara Municipal de Miranda do Douro e no decorrer da assembleia, os vários presidentes de freguesias e deputados municipais começaram por expor ao executivo municipal, os assuntos e problemas que urge resolver nas freguesias de Miranda do Douro.
Entre os assuntos abordados, os presentes congratularam-se pelo voto de louvor ao Capitão Cristiano Gonçalves, Comandante do Destacamento de Miranda do Douro da Guarda Nacional Republicana (GNR) pelos serviços prestados à população.
Entre outros assuntos, no decorrer da assembleia municipal falou-se da falta de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em Atenor e de Reservatórios de Água em Fonte Ladrão e Atenor; da limpeza e manutenção das aldeias; do fim da utilização de herbicidas nas limpezas urbanísticas; do regulamento das aposentações aprovado pelo anterior executivo; do centro de inovação tecnológica e ser implementado em Sendim; dos estágios desportivos das seleções nacionais, em Miranda do Douro; do centro de melhoramento das raças autóctones, em Malhadas; do financiamento para a reabilitação e construção de habitação social; e do protocolo assinado com a Santa Casa da Misericórdia para a cedência de um terreno para construção de um novo lar para as pessoas idosas.
Por sua vez, o presidente da União de Freguesias de Ifanes e Paradela questionou o executivo municipal sobre a razão da interrupção das obras no miradouro de Paradela. Em resposta, o vereador responsável pelo pelouro das obras, Vitor Bernardo, respondeu que foram detetadas irregularidades na construção.
Os presidentes das freguesias do concelho de Miranda do Douro também questionaram a equipa de Helena Barril, sobre os protocolos que pretendem estabelecer com as freguesias. Nesta matéria, a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro informou que vão iniciar reuniões com as várias freguesias para estabelecer esses protocolos de cooperação.
Numa das suas intervenções, a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro referiu-se, uma vez mais, à insuficiência de resposta do centro de saúde local e reiterou que foi solicitado à Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSN) o alargamento do horário até às 24 horas.
“No concelho de Miranda do Douro há qualidade de vida, mas o serviço de saúde continua a ser o nosso calcanhar de aquiles”, protestou.
Helena Barril acolheu de bom grado a sugestão da “assembleia municipal jovem” e referiu que “quanto mais cedo os jovens começarem a interessar-se e a trabalhar pela defesa do bem público, melhor”.
No âmbito do fornecimento de água à população, a presidente de Miranda do Douro lamentou as sucessivas avarias no sistema e agradeceu aos canalizadores do município pelo incansável trabalho realizado na resolução destes problemas.
Sobre este problema, a autarca criticou o facto de não existir uma mapa das canalizações que permita detetar e resolver estes problemas que afetam a vida da população.
Na conclusão da sua intervenção, Helena Barril, disse que estes primeiros quatro meses de trabalho na liderança da Câmara Municipal têm sido muito intensos e apelou ao empenho de todos em prol do desenvolvimento do concelho de Miranda do Douro.
HA