Miranda do Douro: Emigrantes e turistas elogiaram o passeio até ao Naso

No passado Domingo, dia 1 de setembro, o passeio pedestre pelo planalto mirandês, entre Miranda do Douro e o santuário de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa, juntou 250 participantes, entre eles emigrantes, visitantes e turistas, que elogiaram a organização do evento, assim como a tranquilidade e a beleza da região.

O passeio pedestre “Planalto Mirandês”, entre Miranda do Douro e o santuário do Naso teve uma distância de 15 quilómetros.

Um dos participantes no passeio foi o presidente da Freguesia de Miranda do Douro, Francisco Parreira, que veio acompanhado da esposa e da filha.

“É sempre bom participar neste icónico passeio que antecede a festa em honra de Nossa Senhora do Naso, uma das romarias mais conhecidas e concorridas no concelho de Miranda do Douro. Sobre o passeio, a par do bem-estar físico que a caminhada proporciona, temos a oportunidade de contemplar as belíssimas paisagens do planalto mirandês”, disse o autarca.




Outra participante, Alice Martins, disse que veio ao passeio motivada pelo convívio que se estabelece entre os caminhantes e pela tradição de participar na festa do Naso, agendada para o fim-de-semana de 6, 7 e 8 de setembro.

“Todos os anos, juntamente com a família e amigos, preparamos uma merenda para a festa do Naso. Este ano, vou levar um leitão assado, juntamente com bolinhos de bacalhau, rissóis, uma salada de grão de bico com bacalhau, melão e melancia. E no próximo dia 8 de setembro, se Deus quiser, lá estaremos a conviver e participar na festa em honra de Nossa Senhora do Naso!” – adiantou.


Entre os 250 caminhantes que participaram no passeio até ao Naso, estava também Claudio Martins, acompanhado pela esposa, natural de Duas Igrejas), e os dois filhos. Esta jovem família vive em Rio Tinto e aproveita as férias de verão para descansar no planalto mirandês.

“Para nós, que vivemos na zona metropolitana de uma grande cidade como é o Porto, é sempre um descanso vir passar uns dias de férias nesta região transmontana. Os passeios pela natureza são uma das atividades que mais gostamos de fazer em família e por isso decidimos participar nesta caminhada até ao Naso”, disse.



Também de férias na região, o emigrante, Guilerme Alves, com 74 anos, natural de Nogueira (Bragança) e casado em Constantim, participou com a esposa e outros familiares no passeio pedestre.

“É a segunda vez que participamos neste passeio até ao Naso, onde todos os anos participamos na romaria. Costumamos caminhar regularmente, porque o exercício físico faz muito bem à saúde”, disse.

De Espanha, o casal Beatriz Sanchez e Jorge Pastor, decidiram gozar o fim-de-semana em Miranda do Douro. Após as visitas aos miradouros do concelho, o casal espanhol teve conhecimento do passeio pedestre pelo planalto mirandês e inscreveram-se no posto de turismo.

“Como casal somos aficionados das caminhadas e gostamos de conhecer a pé as regiões de visitamos. Ao passar o fim-de-semana em Miranda do Douro, tivemos conhecimento do passeio pelo planalto mirandês e decidimos participar”, disse.

Sobre o passeio, o casal natural de Valladolid, elogiou a “fenomenal” organização do município de Miranda do Douro, destacando as ofertas do boné e de água, a constante assistência aos caminhantes durante o percurso, o piquenique, a simpatia e convívio com os outros participantes, a animação dos gaiteiros e no final, o almoço convívio no recinto do santuário de Nossa Senhora do Naso.

“Em Espanha, estes passeios motivam a participação de várias centenas de pessoas. Acreditamos que se o passeio pelo planalto mirandês for ainda mais divulgado poderá contar com a participação de mais gente, sobretudo das pessoas mais velhas, que tanto apreciam o convívio com outras gerações”, sugeriram.

O passeio pedestre “Planalto Mirandês” é uma iniciativa organizada, anualmente, pelo município de Miranda do Douro, em colaboração com a empresa “Douro Pula Canhada” e a Confraria de Nossa Senhora do Naso.

HA

Deixe um comentário