Miranda do Douro: Concerto de Ano Novo junta várias gerações

Em Miranda do Douro, o concerto de Ano Novo vai ser interpretado pelas várias gerações que ao longo de 20 anos compuseram o coro infantil da Escola Básica e que na tarde de 1 de janeiro vão cantar um repertório de músicas mirandesas e outros géneros musicais.

De acordo com o professor de música e maestro do coro infantil, Paulo Meirinhos, ao longo dos últimos 20 anos tem tido a oportunidade de partilhar e transmitir às sucessivas gerações de alunos, um repertório variado de músicas tradicionais da Terra de Miranda e de outros géneros musicais.

“Assim como eu recebi dos meus pais, vizinhos e avós o legado cultural e musical desta região, um dos propósitos ao constituir o coro infantil há 20 anos atrás foi o de transmitir às novas gerações o repertório musical mirandês”, justificou.

Segundo o professor Paulo Meirinhos, que também é um dos elementos do grupo Galandum Galundaina, a música é um ótimo veículo para dar a conhecer e divulgar a língua mirandesa.

“Ao longo dos anos tenho constatado que as pessoas que não falam mirandês, ao ouvirem cantigas em língua mirandesa ficam interessadas em aprender e chegam mesmo a inscrever-se em cursos de língua e cultura mirandesa”, disse.

Sobre o Concerto de Ano Novo, que vai decorrer na tarde de 1 de janeiro, na Escola EB1, em Miranda do Douro, o maestro do coro revelou que entre centenas de músicas foi difícil escolher o repertório do concerto.

“Foi difícil escolher o repertório, porque há músicas que dizem mais a umas gerações e outras músicas a outras. Ainda assim, é certo que vamos cantar músicas mirandesas como “Mi madre tenia um huorto”, “Salsa verde” e muitas outras. E também vamos cantar outros géneros musicais, como “Heal the world”, de Mickael Jackson”, disse.

O “Concerto Anho Nuobo Geraçones” está agendado para as 17h00, do dia 1 de janeiro, na Escola EB1, em Miranda do Douro.

Esta é uma iniciativa conjunta do município de Miranda do Douro, do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro e da Casa de La Música Mirandesa.

HA

Deixe um comentário