Miranda do Douro: Comerciantes e empresários aderem ao marketplace

No âmbito da implementação do Bairro Comercial Digital “La Nubre an Miranda”, no dia 20 de outubro, a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Miranda do Douro (ACIMD) realizou uma sessão de apresentação do marketplace, uma iniciativa que visa concretizar a digitalização do comércio, hotelaria, restauração e serviços da cidade e do concelho de Miranda do Douro.

O vice-presidente da ACIMD, Emanuel Soares, lembrou que o Bairro Comercial Digital “La Nubre an Miranda” foi um dos 50 projetos aprovados em todo o país e por isso representa uma “oportunidade única” para o desenvolvimento da economia em Miranda do Douro.

“A nossa candidatura para a digitalização do comércio foi aprovada porque nas ruas do Mercado, 25 de abril e 1º de maio existe um grande número de espaços comerciais, com muita variedade de produtos e artigos. Na implementação do bairro comercial digital, inicialmente está a fazer-se o registo dos 45 comerciantes desta zona da cidade. Futuramente, vamos alargar esse registo a todas as empresas do concelho de Miranda do Douro”, indicou o dirigente da ACIMD”.

De acordo com a ACIMD, a implementação do projeto exige o compromisso e a participação dos comerciantes, na disponibilização e atualização regular dos seus produtos e serviços nas plataformas digitais, na decoração das montras, entre outras responsabilidades.

A Ubiwhere é a empresa que está a implementar o projeto do Bairro Comercial Digital em Miranda do Douro e segundo Rui Costa, atualmente, estão a trabalhar no desenvolvimento do marketplace, da aplicação móvel e na instalação de dois mupis digitais nas ruas da cidade.

“O marketplace é uma plataforma de vendas online onde os comerciantes e empresários têm a oportunidade de publicitar e vender os seus produtos e serviços e efetuar reservas na hotelaria e na restauração. Atualmente, estamos a fazer o registo dos comerciantes na plataforma e a demonstrar-lhes como se faz o registo dos seus produtos e serviços. Futuramente vamos agendar outra reunião, para esclarecimento de dúvidas e formação”, explicou.

Através do marketplace, cada empresa tem sua própria página para mostrar o stock de produtos, gerir as vendas, indicar os métodos de pagamento, entre outras aplicações.

Na abordagem aos comerciantes e empresários na cidade de Miranda do Douro, as maiores dificuldades para efetuar a digitalização são, segundo o responsável da Ubiwhere, a gestão diária dos emails e a atualização dos produtos e serviços nas páginas do marketplace.

Do lado dos comerciantes, Henriques Seixas, proprietário da loja “Sarita Moda”, na cidade de Miranda do Douro mostrou-se otimista com a adesão ao Bairro Comercial Digital “La Nubre an Miranda”.

“A adesão a esta iniciativa que é gratuita, é uma vantagem para os comerciantes e empresários, pois é mais um canal de venda que funciona 24 horas por dia e sete dias por semana, para todo o mundo. A nós, comerciantes, compete-nos atualizar no marketplace, as fotografias e informações sobre os nossos produtos, os preços praticados, as promoções, os saldos, etc.”, disse.

Outra vantagem do marketplace do Bairro Comercial Digital “La Nubre an Miranda” é a possibilidade de vender produtos e serviços para outras latitudes, por exemplo, para a vizinha Espanha e em vários idiomas como o português, mirandês, castelhano, francês e inglês.

Até ao momento a empresa Ubiwhere desenvolveu 9 projetos de Bairros Comerciais Digitais, entre os quais o Bairro Comercial Digital Albergaria-a-Velha.

“Estas iniciativas visam aproximar os negócios locais das vantagens do mundo digital. É por isso um apoio ao comércio tradicional, que de forma simples, rápida e segura permite fazer compras online com o mesmo cuidado e confiança de sempre”, assegura a Ubiwhere.

Sobre a peculiaridade de instalar um bairro comercial digital, em Miranda do Douro, Rui Costa, disse que o mais diferenciador é a tradução dos conteúdos para a língua mirandesa e a ligação à cultura da Terra de Miranda.

Na cidade de Miranda do Douro, a criação do bairro “La Nubre an Miranda” resulta de um trabalho conjunto entre a ACIMD e a Câmara Municipal de Miranda do Douro e dispõe de um investimento de 700 mil euros, proveniente do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

A implementação do Bairro Comercial Digital “La Nubre an Miranda” incide em quatro áreas: a digitalização dos processos comerciais, tornando-os mais modernos e eficientes; a expansão dos negócios locais, através da venda online de produtos e serviços; o aumento da visibilidade do negócio com novas estratégias de marketing; e a conexão das ruas com rede Wi-Fi, para aproximar comerciantes e clientes.

HA



Deixe um comentário