Miranda do Douro: Cinema municipal exibe filmes candidatos aos Óscares

Nos dias 8 e 10 de março, vão ser exibidos no cinema municipal, instalado no miniauditório de Miranda do Douro, os filmes “Anatomia de uma queda” e “Zona de Interesse”, duas produções cinematográficas premiadas no Festival de Cannes (França) e nomeadas para os Óscares de 2024.

Na sexta-feira, dia 8 de março, às 21h00, vai ser exibido o filme “Anatomia de uma queda”, da realizadora francesa Justine Triet e que conta no seu elenco com Sandra Hüller, Swann Arlaud e Milo Machado Grane.

Em 2023, este filme recebeu uma Palma de Ouro, no festival de Cannes, tendo sido considerado o melhor filme pela Academia de Cinema Europeu. No corrente ano, este trabalho cinematográfico está nomeado para 11 Césares (França) e para cinco Óscares da Academia de Hollywood, entre eles o de melhor filme, melhor realizador e melhor atriz principal.

Ao longo de 2 horas e 31 minutos, o enredo do filme versa sobre um casal de escritores, Sandra e Samuel e o seu filho de onze anos, Daniel, que vivem isolados na montanha. Um dia, Samuel é encontrado morto, aparentando ter caído de uma janela. No entanto, surgem dúvidas sobre se se trata de um caso de suicídio ou homicídio. E as suspeitas recaem sobre Sandra, que é chamada a tribunal, onde a relação do casal é escrutinada ao pormenor.

Na tarde de Domingo, dia 10 de março, a proposta do cinema municipal é o filme “Zona de Interesse”, que aborda o horror do nazismo, a partir de outra perspectiva.

Nesta longa-metragem britânica, dirigida pelo cineasta Jonathan Glazer, retrata-se um drama histórico que se passa durante a Segunda Guerra Mundial.

Adaptado do romance escrito por Martin Amis, em 2014, no filme, Rudolf Höss (Christian Friedel), o comandante de Auschwitz e a sua esposa Hedwig (Sandra Hüller), desfrutam de uma vida aparentemente tranquila e feliz, numa casa com jardim. Mas, por trás da fachada de tranquilidade, a família vive ao lado do campo de concentração de Auschwitz. O dia-a dia destes personagens desenrola-se entre os gritos abafados de desespero, de um genocídio em curso, do qual, eles também são diretamente responsáveis.

O drama de 1h45minutos, conta com a participação dos atores Christian Friedel, Sandra Huller e Lilli Falk.

“Zona de Interesse” estreou a 15 de fevereiro e já foi premiado em Cannes, sendo também candidato aos Óscares, em cinco categorias: Melhor Filme; Melhor Realizador; Melhor Argumento Adaptado; Melhor Filme Estrangeiro; e Melhor Som.

Os bilhetes para os filmes “Anatomia de uma queda” e “Zona de Interesse” estão disponíveis no posto de turismo, em Miranda do Douro, de segunda-feira e sábado e têm um custo de 3€.

HA

Deixe um comentário