Miranda do Douro: Celebração dos 479 anos da diocese

No Domingo, dia 26 de maio, Miranda do Douro celebra os 479 anos de elevação a sede de Diocese, um acontecimento que remonta ao dia 22 de maio de 1545, quando o Papa Paulo III aprovou o pedido do rei de Portugal, Dom João III.

Em Miranda do Douro, o programa dos 479 anos da diocese inicia-se com o repicar dos sinos em todas as igrejas do concelho. Na cidade, a comemoração começa com uma arruada pelas ruas e o desfile dos estandartes até à concatedral. Na antiga sé, às 11h00, vai celebrar-se a Eucaristia. A celebração religiosa termina com a procissão e segue-se um almoço comemorativo.

Segundo a história, até 1545, a região de Miranda do Douro pertenceu à Arquidiocese de Braga. Até que, a 22 de Maio de 1545, o Papa Paulo III, a pedido do Rei D. João III, criou a diocese de Miranda do Douro, constituída pelos arciprestados de Miranda do Douro, Bragança, Lampaças, Mirandela e Monforte.

Dois séculos mais tarde, a 5 de Março de 1770, o Papa Clemente XIV, desmembrou a Diocese em duas: a de Miranda, confinada ao arciprestado do mesmo nome e a de Bragança, formada pelos quatro restantes.

A divisão durou apenas dez anos, já que a 27 de Setembro de 1780, o Papa Pio VI, pela Bula Romanus Pontifex, reuniu as dioceses de Miranda e de Bragança numa só, com sede em Bragança.

Em sinal de consideração e respeito pela fundação da diocese, na cidade de Miranda do Douro, a designação de Diocese de “Bragança-Miranda” foi concedida pela Santa Sé, no dia 27 de Maio de 1996.

HA

Deixe um comentário