Miranda do Douro: Carlos Tavares é o novo presidente da ACEC

A Associação Círculo de Estudos do Centralismo (ACEC), com sede em Miranda do Douro, elegeu Carlos Tavares, antigo ministro da Economia, para presidir à direção desta associação, que tem como missão realizar estudos e promover o debate público, sobre a descentralização e a organização administrativa do território.

O acto eleitoral da ACEC decorreu na assembleia-geral, realizada no dia 8 de março, em Miranda do Douro, tendo sido eleitos os novos órgãos sociais para o triénio 2025-2027. A única lista concorrente foi eleita com 97% de votos.

Em comunicado, a ACEC refere que a a lista candidata apresentou-se ao acto eleitoral com um “ambicioso” programa de atividades, com o objectivo de reforçar o papel do Círculo do Centralismo como referência nacional de estudo, reflexão e influência sobre os temas da descentralização, da organização administrativa do território e do desenvolvimento económico regionalmente equilibrado.

O novo presidente da ACEC, Carlos Tavares afirmou ainda que pretende que “o Círculo do Centralismo seja uma voz ouvida e assumida como interlocutor crítico e construtivo dos decisores políticos”.

Na equipa da direção, Óscar Afonso continua como vice-presidente e entram novos membros: Carla Castro, Carlos Alves e José Ribau Esteves. Da anterior direção, Pedro Velho (Tesoureiro) e Marisa Ortega, mantêm-se em funções.

Na mesa da Assembleia Geral, Arlindo Cunha sucede a Miguel Cadilhe.

Com sede em Miranda do Douro, o Círculo do Centralismo atua a nível nacional, visando promover um debate qualificado e a formulação de propostas para a redução do centralismo e o desenvolvimento equilibrado de todo o território nacional.

O novo programa desta associação cívica tem como pilares estratégicos: o fortalecimento da influência do Círculo do Centralismo; a defesa de uma Reforma do Estado e da Administração Pública, que promova maior eficiência administrativa e melhor distribuição territorial do poder e dos recursos; e o dimensionamento e a sustentabilidade financeira da Associação.

A Associação Círculo de Estudos do Centralismo (ACEC) reafirma o seu compromisso de procurar influenciar políticas públicas, promover um debate informado dirigido à descentralização e ao desenvolvimento regional.

Pretende que este debate envolva todos os atores relevantes, incluindo Autarquias Locais, Universidades, Associações Empresariais e outras organizações da Sociedade Civil.

No mandato 2025-2027, o objetivo do Círculo do Centralismo é afirmar-se como entidade de referência nacional na defesa de um Portugal mais equilibrado territorialmente.

Órgãos Sociais eleitos em Assembleia Geral 

1. Mesa da Assembleia Geral

Arlindo Cunha (Presidente)
José Maria Pires (Vice-Presidente)
Cristina Azevedo (Secretária)


2. Direção

Carlos Tavares (Presidente)
Óscar Afonso (Vice-Presidente)
Pedro Velho Ferreira (Tesoureiro)
Carla Castro
Carlos Francisco Alves
José Ribau Esteves
Marisa Ortega


3. Conselho Fiscal

Associação Comercial do Porto, representada por Ricardo Fonseca (Presidente)
José Rodrigues de Jesus (Vice-Presidente)
Rosa Portela Forte (Secretária)

Fonte: ACEC

Deixe um comentário