Miranda do Douro: Banda Filarmónica participou na comemoração da Restauração da Independência

A Associação Filarmónica Mirandesa foi uma das 32 bandas convidadas para participar no Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas, uma tradição que faz parte das comemorações do feriado nacional do 1º de Dezembro, que assinala a Restauração da Independência de Portugal.

A 11.ª edição do desfile de Bandas Filarmónicas, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, teve a participação de 32 bandas e envolveu 1500 músicos de várias localidades do país.

Entre as bandas convidadas, destaque para a participação da Associação Filarmónica Mirandesa, de Miranda do Douro, que no próximo dia 16 de dezembro, celebra o seu 131º aniversário.

No final do desfile, na Praça dos Restauradores, as bandas interpretaram o Hino da Maria da Fonte, o Hino da Restauração e o Hino Nacional, com a participação especial da solista Alessandra Samuel e do Coro dos Pupilos do Exército.

O Desfile de Bandas Filarmónicas é uma iniciativa organizado pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal, pela Câmara Municipal de Lisboa e Lisboa Cultura.

A iniciativa, afirma a organização, “pretende homenagear e divulgar uma prática musical centenária fundamental para a formação musical e profissional de jovens de todo o país”.

A Associação Filarmónica Mirandesa foi fundada em 1893 e é considerada a mais antiga coletividade do concelho de Miranda do Douro.

HA




Deixe um comentário